Conecte-se Conosco

Saúde Pública

Duque de Caxias comemora o sucesso das ações na campanha Novembro Azul

Publicado

em

Após um mês de atividades, realizadas nos quatro distritos, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias encerrou, na última quinta-feira (30/11), a campanha Novembro Azul, de conscientização do câncer de próstata e de alerta aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce.

A Campanha Novembro Azul, em Duque de Caxias, teve início no dia 08 de dezembro, na Fazenda Paraíso. Foram mais de 20 ações tratando do tema “O homem que se cuida é um homem de atitude”, organizadas pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS), com foco na prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de próstata.

Fotos: Camille Lopes/SECOM-DC

O encerramento oficial da campanha aconteceu na UPH Xerém, com a presença do Prefeito Wilson Miguel Reis e da Secretária de Saúde, Dra. Célia Serrano. Os usuários da Unidade Pré-Hospitalar em Xerém tiveram acesso à distribuição de material informativo, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, avaliação clínica e encaminhamento para proctologista e urologista, bem como solicitações para exames (laboratoriais, PSA, USG de próstata, entre outros).

Quem não perdeu tempo em aproveitar os serviços oferecidos no evento foi o Sr. Antônio Inácio, morador de Xerém.
“Eu soube da ação e cheguei cedo para aproveitar os serviços oferecidos na campanha. Eventos como esses são muito importantes para que os homens possam ter acesso às informações e valorizar o cuidado com a saúde”, disse o morador de Xerém.

Além da Fazenda Paraíso e da UPH Xerém, foram realizadas ações do Novembro Azul nas seguintes unidades da rede pública municipal: Policlínica Hospital Duque – Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) – UPH Saracuruna – UPH Imbariê – UPH Campos Elíseos – UPH Pilar – UPA Sarapuí – UPA Lafaiete – Hospital Municipal Infantil Padre Guilherme (Parada Angélica) – Centro Municipal de Saúde (CMSDC) – CEO Xerém – Hospital Municipal Infantil Ismélia da Silveira (HIIS) – CER III – Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) e UPA Beira Mar.

Novembro Azul
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e para alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é a segunda doença maligna mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A boa notícia é que, quando diagnosticado ainda em fase inicial, isto é, restrito aos limites da próstata, a probabilidade de cura fica acima de 90%. Por isso, o mês de novembro é dedicado a relembrar aos homens sobre a importância do exame de rotina.

 

49

Saúde Pública

Duque de Caxias divulga calendário de vacinação antirrábica e ações contra a dengue em outubro

Publicado

em

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário das ações de vacinação antirrábica para cães e gatos, que serão realizadas ao longo do mês de outubro.

As equipes da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ) estarão nos bairros Olavo Bilac, Vila Operária, Parque Fluminense, Parque Felicidade, Pilar e Periquito, sempre das 9h às 12h.

Além da vacinação, as ações também incluem atividades de combate à dengue, com orientações aos moradores sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e cuidados com o quintal e áreas externas das residências.

A iniciativa tem como objetivo reforçar a proteção dos animais e da população, garantindo mais saúde e segurança para todos os bairros atendidos.

Confira abaixo os dias e locais das próximas ações:

09/10 – Quinta-feira, 9h às 12h
Local: Olavo Bilac – Praça Otávio Carneiro
Endereço: Avenida Deputado Almeida Franco
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

11/10 – Sábado, 9h às 12h
Local: Parada Morabi – Quadra sintética o lado do CRAS
Endereço: Avenida Hélio de Oliveira
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

14/10 – Terça-feira, 9h às 12h
Local: Vila Operária – Praça do Cruzeiro
Endereço: Rua José Joaquim Rocha
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

16/10 – Quinta-feira, 9h às 12h
Local: Parque Fluminense – Praça do Galo
Endereço: Rua Santo Elias
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

21/10 – Terça-feira, 9h às 12h
Local: Parque Felicidade
Endereço: Rua 14 de Julho – Esquina com Av. Guarani
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

23/10 – Quinta-feira, 9h às 12h
Local: Pilar – Praça da Cidade Nova
Endereço: Rua D e F – Próximo ao Berra Boi
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

28/10 – Terça-feira, 9h às 12h
Local: Periquito – Praça do Periquito
Endereço: Rua Raimundo Correa
Vacinação contra raiva para cães e gatos.

A Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses de Duque de Caxias segue atuando na prevenção e no controle de zoonoses e arboviroses, reforçando as ações de saúde pública em toda a cidade.

O atendimento ao público é realizado pelo WhatsApp do Disque Dengue: (21) 2342-1810, onde os moradores podem enviar informações, tirar dúvidas e denunciar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Quem preferir pode procurar a equipe presencialmente na sede da Superintendência, localizada na Av. Actura, nº 30, em Campos Elíseos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O contato também pode ser feito por e-mail:
disquedenguedc@gmail.com

 

49

 

Continue lendo

Saúde Pública

Hospital Adão Pereira Nunes bate novo recorde e realiza mais de 2 mil cirurgias em setembro

Unidade municipalizada alcança números históricos e reforça compromisso com atendimento humanizado.

Publicado

em

O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Duque de Caxias, registrou um novo recorde no mês de setembro de 2025, com 2.312 cirurgias realizadas, média de 77 procedimentos por dia. O número representa o maior volume mensal do ano e o segundo recorde consecutivo da unidade.

Localizado na Rodovia Washington Luiz, km 109, no bairro Jardim Primavera, o hospital é referência em atendimento a politraumatizados graves e recebe pacientes de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro.

De janeiro a setembro, foram 18.566 cirurgias e mais de 24 mil procedimentos anestésicos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o hospital totaliza desde 2022 mais de 635 mil atendimentos, 819 mil exames de imagem e quase 80 mil cirurgias realizadas.

HMAPN. Fotos: Divulgação: SECOM-DC

Após a municipalização da unidade, em 2022, o hospital passou por uma reforma geral com apoio do Governo do Estado, ampliando sua estrutura física e tecnológica. Atualmente, o HMAPN dispõe de 104 leitos de CTI (adulto e pediátrico) e 429 leitos de enfermaria.

Entre as melhorias implementadas estão o novo centro de imagens, maternidade reformada, centro cirúrgico ampliado e o Serviço de Pronto Atendimento. O hospital também implantou ressonância magnética com sedação pediátrica e iniciou o programa de cirurgia bariátrica.

De acordo com a direção do HMAPN, os avanços têm contribuído para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população de Duque de Caxias e municípios vizinhos.

 

 

49 passaram por aqui hoje.

Continue lendo

Saúde Pública

Duque de Caxias inicia Campanha Nacional de Multivacinação nesta segunda-feira (6)

Publicado

em

A Prefeitura de Duque de Caxias dá início, nesta segunda-feira (6), à Campanha Nacional de Multivacinação, que seguirá até o dia 31 de outubro. A ação, promovida em parceria com o Ministério da Saúde, tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. Ouça a reportagem:

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação, aplicando as doses que estiverem em atraso e reforçando a proteção contra diversas doenças. O Dia D de mobilização nacional será realizado no sábado, 18 de outubro, quando todas as unidades participantes estarão abertas para atender o maior número possível de famílias.

Durante o período da campanha, as salas de vacinação do município estarão aplicando todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite, Covid-19, HPV, febre amarela, sarampo, rotavírus, meningite e dengue, entre outras, somando mais de 17 vacinas disponíveis.

Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente no momento do atendimento, para que os profissionais de saúde possam verificar as doses aplicadas e atualizar o esquema vacinal corretamente.

A Campanha Nacional de Multivacinação acontece em todas as salas de vacinação do município de Duque de Caxias, seguindo o cronograma definido pelo Ministério da Saúde.

 

 

49 passaram por aqui hoje.

Continue lendo
Propaganda

Destaque