Conecte-se Conosco

Saúde Pública

Dezembro Vermelho: Duque de Caxias na luta contra a Aids

Publicado

em

No dia 01 de dezembro é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias promoverá, no decorrer de todo o mês, denominado “Dezembro Vermelho”, campanhas educativas de conscientização e de testagem para o HIV nas unidades de saúde do município, com o apoio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS.

A campanha, instituída pela Lei Municipal nº 2.765/2016 e reforçada pela Lei Federal nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV/Aids, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas.

Muitas pessoas passam a vida sem testar para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A realização periódica da testagem é importante na luta contra as infecções. Por isso, é importante se informar e solicitar a testagem nas unidades de saúde do município. O teste é realizado de forma gratuita e sigilosa no serviço público de saúde.

Além dos serviços oferecidos permanentemente pela rede pública de saúde, o município vai promover ações especiais pelo Dezembro Vermelho, com campanha educativa e testagem rápida, nos seguintes locais:

* 05/12, Terça-feira – 10h às 14h
Local: Centro de Referência da Cidadania LGBT
Endereço: Rua Frei Fidélis, 501 – Centro – DC (em frente ao Restaurante Popular);

* 05/12, Terça-feira – 09h às 12h
Local: UPH Saracuruna
Endereço: Av. Presidente Roosevelt, s/n°;

* 08/12, Sexta-feira – 09h às 17h
Local: UPH Pilar
Endereço: Rua Carlos Avelar, s/n°;

* 11/12, Segunda-feira – 09h às 12h
Local: UPH Imbariê
Endereço: Rua Santa Catarina, s/n°;

* 11/12, Segunda-feira – 09h às 12h
Local: UPH Xerém
Endereço: Av. Nóbrega Ribeiro, s/n° – Vila Nossa Sra. das Graças.

A Câmara Municipal de Duque de Caxias também vai realizar um evento alusivo à campanha, no dia 13 de dezembro, das 14h às 17h, que terá como tema “Diálogo Intersetorial para o Enfrentamento da Tuberculose e do HIV/AIDS”. O encontro será no plenário da Câmara Municipal, localizada na Rua Paulo Lins, n. 41, Jardim 25 de Agosto.

Confira a lista das unidades de saúde da rede municipal e endereços, acessando o link: http://saude.duquedecaxias.rj.gov.br/

 

19

Saúde Pública

Duque de Caxias começa a vacinação contra a dengue em crianças neste sábado (24)

Publicado

em

Campanha de vacinação contra a dengue. Foto: PMDC/Divulgação.

Ministério da Saúde enviou 230 mil doses da vacina contra a dengue para a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, que por sua vez, distribuiu estas doses para os municípios da região Metropolitana e para a Baixada Fluminense.

A cidade de Duque de Caxias recebeu parte deste material, um lote com cerca de 12 mil doses, e já iniciou a vacinação de suas crianças neste último sábado (24). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, as crianças com 10 e 11 anos já podem ser vacinadas. Basta que os pais ou responsáveis levem suas crianças até os postos indicados, apresentando um documento oficial com foto, o cartão do SUS e a carteirinha de vacinação da criança.

Atuais unidades de vacinação:

• CMSDC – Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias
(Rua General Gurjão, s/n. – Centro)

• Unidades Pré-Hospitalares:
UPH Xerém – UPH Saracuruna – UPH Pilar – UPH Imbariê – UPH Equitativa – UPH Campos Elíseos

A pasta também informa que a vacina é segura e aprovada pela Anvisa (Agencia Nacinal de Vigilância Sanitária) e que a imunização será feita com duas doses para cada criança, com intervalo de três meses entre as doses.

As cidades de Belford Roxo, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Queimados, São João de Meriti e Seropédica também receberam, e iniciam a vacinação nesta segunda-feira (26).

 

19

Continue lendo

Saúde Pública

Duque de Caxias comemora o sucesso das ações na campanha Novembro Azul

Publicado

em

Após um mês de atividades, realizadas nos quatro distritos, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias encerrou, na última quinta-feira (30/11), a campanha Novembro Azul, de conscientização do câncer de próstata e de alerta aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce.

A Campanha Novembro Azul, em Duque de Caxias, teve início no dia 08 de dezembro, na Fazenda Paraíso. Foram mais de 20 ações tratando do tema “O homem que se cuida é um homem de atitude”, organizadas pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS), com foco na prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de próstata.

Fotos: Camille Lopes/SECOM-DC

O encerramento oficial da campanha aconteceu na UPH Xerém, com a presença do Prefeito Wilson Miguel Reis e da Secretária de Saúde, Dra. Célia Serrano. Os usuários da Unidade Pré-Hospitalar em Xerém tiveram acesso à distribuição de material informativo, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, avaliação clínica e encaminhamento para proctologista e urologista, bem como solicitações para exames (laboratoriais, PSA, USG de próstata, entre outros).

Quem não perdeu tempo em aproveitar os serviços oferecidos no evento foi o Sr. Antônio Inácio, morador de Xerém.
“Eu soube da ação e cheguei cedo para aproveitar os serviços oferecidos na campanha. Eventos como esses são muito importantes para que os homens possam ter acesso às informações e valorizar o cuidado com a saúde”, disse o morador de Xerém.

Além da Fazenda Paraíso e da UPH Xerém, foram realizadas ações do Novembro Azul nas seguintes unidades da rede pública municipal: Policlínica Hospital Duque – Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) – UPH Saracuruna – UPH Imbariê – UPH Campos Elíseos – UPH Pilar – UPA Sarapuí – UPA Lafaiete – Hospital Municipal Infantil Padre Guilherme (Parada Angélica) – Centro Municipal de Saúde (CMSDC) – CEO Xerém – Hospital Municipal Infantil Ismélia da Silveira (HIIS) – CER III – Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) e UPA Beira Mar.

Novembro Azul
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e para alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é a segunda doença maligna mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A boa notícia é que, quando diagnosticado ainda em fase inicial, isto é, restrito aos limites da próstata, a probabilidade de cura fica acima de 90%. Por isso, o mês de novembro é dedicado a relembrar aos homens sobre a importância do exame de rotina.

 

19

Continue lendo
Propaganda

Destaque