Conecte-se Conosco

Cultura

Duque de Caxias celebra 70 anos de Rock com shows, nostalgia e uma multidão no coração da cidade

Bandas locais, carros antigos e homenagens marcaram o evento que movimentou a nossa cidade.

Publicado

em

O rock brasileiro fez história mais uma vez em Duque de Caxias. No último domingo (9), a Praça do Pacificador, no Centro da cidade, reuniu milhares de pessoas em um clima de pura energia para celebrar o Festival 70 anos de Rock no Brasil. O evento, que movimentou o município com música, cultura e diversão, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do Edital de Fomento à Cultura Ediélio Mendonça.

Foto: Gabriele Pereira | SMCT/DC

A programação reuniu o melhor do rock nacional e internacional, com apresentações das bandas Gladstone, Drink e Destroya, além de um encontro de carros clássicos, feira gastronômica e os intervalos animados pelo DJ Batata.

Mais do que um festival de música, o evento foi um tributo à história de um gênero que moldou comportamentos e influenciou gerações. O rock, que há sete décadas segue vivo, continua pulsando com atitude, estilo e identidade.

A primeira banda a subir ao palco foi a Gladstone, grupo local que teve a honra de estrear no palco aberto do Teatro Municipal Raul Cortez, o maior palco de artes cênicas da Baixada Fluminense. A banda esbanjou talento e mostrou a força do rock feito em Caxias.

Na sequência, o público vibrou com a banda Drink, que levou uma verdadeira viagem no tempo ao som de sucessos das décadas de 1980 a 2000. A nostalgia tomou conta da praça, que se transformou em uma grande pista de dança a céu aberto.

Antes da última apresentação, a subsecretária de Planejamento em Cultura e Turismo, Milena Coutinho, subiu ao palco para homenagear os representantes dos grupos de carros antigos que participaram do evento: Relíquias Aircooled DC-RJ, Fusca e Chifre, Duke’s Air Cooled RJ e Volks Garage RJ. A homenagem destacou a importância desses apaixonados por preservar a história sobre rodas.

Encerrando a noite com muita energia, a banda Destroya fechou o festival com uma performance eletrizante que fez o público cantar e celebrar o rock nacional em grande estilo.

O Festival 70 anos de Rock no Brasil não apenas celebrou a música, mas também reafirmou o papel de Duque de Caxias como um polo cultural vibrante, que valoriza artistas locais e cria espaço para que a cultura da Baixada Fluminense continue crescendo e inspirando novas gerações.

 

15

Cultura

Museu Vivo do São Bento marca presença no evento “Patrimônio e Territórios” no CCBB/RJ

Publicado

em

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), ligado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participou do encontro “Patrimônio e Territórios”, realizado entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/RJ), em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Durante a programação, representantes do museu estiveram em mesas de debate e oficinas que trataram de temas importantes como educação patrimonial, inventários participativos e preservação de arquivos históricos. O MVSB foi representado pelo diretor administrativo Luiz Fernandes, a historiadora e professora Deise Guilhermina, a estudante de Arqueologia Marcela Milão e o jornalista Rafael Nascimento.

Além da troca de experiências com instituições de diferentes regiões, o encontro também trouxe novos aprendizados sobre os desafios e caminhos possíveis para fortalecer a gestão de patrimônios culturais. Como parte da participação, o Museu ainda recebeu por sorteio o livro “Educação Patrimonial: Inventários Participativos / Manual de Aplicação”, publicado pelo Iphan.

Com essa presença, o MVSB reafirma seu compromisso em valorizar a memória e seguir construindo pontes para o futuro.

A sede administrativa do Museu Vivo do São Bento fica na Rua Benjamin da Rocha Júnior, s/n, no bairro São Bento, em Duque de Caxias. Para informações, sugestões ou agendamento de visitas e atividades, basta entrar em contato com a equipe.

 


Prestigie o comércio local de nossa cidade.

SERAE – Cursos de refrigeração, consertos de máquinas de lavar e Energia Solar
Duque de Caxias – WhatsApp: 0800 118 5000

 

15

Continue lendo

Agenda Cultural

Feira do Empreendedor Caxiense agita Praça do Rosário, em Saracuruna

Publicado

em

No último sábado (29), a Praça do Rosário, em Saracuruna, Duque de Caxias, recebeu a primeira edição da Feira do Empreendedor Caxiense. O evento reuniu artesanato, gastronomia, serviços de beleza oferecidos pela Fundec e um show ao vivo. A iniciativa vai se expandir para os quatro distritos da cidade, dando visibilidade a empreendedores locais e incentivando a economia nos bairros.

A feira tem a intenção de fortalecer a cultura, a economia criativa e ampliar o acesso da população de nosso município a serviços e impulsionando a geração de renda, o turismo e a sustentabilidade. O evento é promovido pela Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e outros órgãos municipais.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Netinho Reis, acompanhado de sua noiva, Julia Moraes, além de deputados, secretários, e representantes da Fundec e da Câmara Municipal.

 

Prestigie o comércio  local de nossa cidade.

Rodízio de comida de festas por apenas R$59! E aniversariante pode ganhar bolo e rodízio grátis!

IBIZA FEST – Casa de Festas.
Avenida Pinto Lira, 2 – Engenho do Porto – Duque de Caxias

Marque agora a sua data:
(21) 96495-0155

 

15

Continue lendo

Cultura

O mural de Rafamon será inaugurado neste sábado (22) em Duque de Caxias.

Publicado

em

Promovendo arte e transformação no cenário urbano, neste sábado (22), às 16h, será inaugurado o mural de 1.200 metros quadrados, pintado pela artista Rafamon. O painel está no entorno da Praça da Bíblia, na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, uma das principais vias de Duque de Caxias. A obra, que já estava atraindo a  atenção por quem passava pela avenida, marca o primeiro trabalho da mineira Rafamon, destaque no cenário urbano com suas pinturas em murais de grandes dimensões, na cidade da Baixada Fluminense.
“Eu estou extremamente honrada por fazer este trabalho aqui, pela primeira vez, pintando um mural na cidade de Duque de Caxias, e já percebendo a transformação do entorno. Como o colorido vai transformando as pessoas que estão passando ao redor, os moradores, a sensação de pertencimento, tendo um olhar pela cultura, pela arte. No lugar que era cinza e agora está colorido”, ressaltou a artista.


Durante o seu trabalho em Duque de Caxias, foram utilizadas 800 latas de spray para cobrir o mural. O trabalho faz parte da 2ª edição do LAB Cidades Criativas, um programa que promove a regeneração de espaços urbanos e ações de ocupação cultural em áreas públicas, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A obra recebe apoio da Prefeitura de Duque de Caxias.

Serviço:
Inauguração do mural de Rafamon;
Data: 22 de fevereiro (sábado);
Horário: 16h;
Local: Praça da Bíblia, na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, 27, Centro de Duque de Caxias.

15

Continue lendo
Propaganda

Destaque