Conecte-se Conosco

Saúde Pública

Duque de Caxias promove ações pelo Dia Estadual de Combate à Hanseníase

Publicado

em

No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Estadual de Combate à Hanseníase. Para marcar a data, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove, entre os dias 05 e 07 de agosto, ações voltadas para conscientização, prevenção e luta contra a doença no município.

As atividades, desenvolvidas pelo Departamento Municipal de Vigilância em Saúde e Coordenação do Programa de Hanseníase, incluem exame de pele (avaliação de manchas e lesões) para rastreamento da doença, palestras educativas e distribuição de material informativo.

Confira as unidades de saúde, dias e horários das ações pelo Dia de Combate à Hanseníase:
• 05/08 – Hospital Municipal Duque, das 9h às 12h
(Av. Dr. Manoel Lucas, s/n – Prq. Senhor do Bonfim)
• 05/08 – UPH Equitativa, das 9h às 12h
(Av. Automóvel Clube – Parque Equitativa)
• 05/08 – UPH Xerém, das 9h às 12h
(Rua Nóbrega Ribeiro, s/n° – Xerém)
• 05/08 – UPH Campos Elíseos, das 9h às 12h
(Av. Actura, 333 – Campos Elíseos)
• 05/08 – UPH Pilar, das 9h às 12h
(Rua Carlos Alvear, s/n°, Pilar)
• 05/08 – UPH Imbariê, das 9h às 12h
(Rua Santa Catarina – Imbariê)

• 06/08 – UPH Saracuruna, das 9h às 12h
(Av. Presidente Roosevelt, s/n° – Parque Uruguaiana)
• 06/08 – CMSDC – Centro Municipal de Saúde, das 9h às 12h (Rua General Gurjão – Centro)
• 06/08 – ESF Codora II, das 9h às 12h
(Rua Salvador Corrêa- Chácaras Arcampo)

• 07/08 – UBS Antônio Granja, das 9h às 12h
(Rua Guanabara – Parque Fluminense)

O Dia Estadual de Combate à Hanseníase tem o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, além de incentivar a procura pelos serviços de saúde. Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional.
Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são:
• lesão(ões) (manchas) e/ou área(s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato);
• comprometimento do(s) nervo(s) periférico(s), geralmente espessamento (engrossamento), associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas;
• Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
• Áreas do corpo com sensação de formigamento e/ou fisgadas;
• Diminuição e/ou ausência da força muscular na face, mãos e pés;
• Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Onde Tratar a Hanseníase
O município de Duque de Caxias disponibiliza, durante todo o ano, o tratamento e acompanhamento da doença nas seis Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Centro Municipal de Saúde (CMSDC), UBS Antônio Granja, Hospital Municipal Duque e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O tratamento dura, em média, de seis meses a um ano, e os medicamentos são seguros e eficazes. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Familiares que residem com o paciente, além de apoiarem o tratamento, devem comparecer à unidade de saúde para serem examinados. O tratamento da hanseníase é ambulatorial, ou seja, não necessita de internação.

 

Prestigie o comércio local de nossa cidade

OPHTALMED – Clínica e Cirurgias de Olhos
Marque a sua consulta pelo WhatsApp: (21) 96712-6127

39 passaram por aqui hoje.

Saúde Pública

Duque de Caxias divulga calendário de vacinação antirrábica e ações contra a dengue em outubro

Publicado

em

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário das ações de vacinação antirrábica para cães e gatos, que serão realizadas ao longo do mês de outubro.

As equipes da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ) estarão nos bairros Olavo Bilac, Vila Operária, Parque Fluminense, Parque Felicidade, Pilar e Periquito, sempre das 9h às 12h.

Além da vacinação, as ações também incluem atividades de combate à dengue, com orientações aos moradores sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e cuidados com o quintal e áreas externas das residências.

A iniciativa tem como objetivo reforçar a proteção dos animais e da população, garantindo mais saúde e segurança para todos os bairros atendidos.

Confira abaixo os dias e locais das próximas ações:

09/10 – Quinta-feira, 9h às 12h
Local: Olavo Bilac – Praça Otávio Carneiro
Endereço: Avenida Deputado Almeida Franco
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

11/10 – Sábado, 9h às 12h
Local: Parada Morabi – Quadra sintética o lado do CRAS
Endereço: Avenida Hélio de Oliveira
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

14/10 – Terça-feira, 9h às 12h
Local: Vila Operária – Praça do Cruzeiro
Endereço: Rua José Joaquim Rocha
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

16/10 – Quinta-feira, 9h às 12h
Local: Parque Fluminense – Praça do Galo
Endereço: Rua Santo Elias
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

21/10 – Terça-feira, 9h às 12h
Local: Parque Felicidade
Endereço: Rua 14 de Julho – Esquina com Av. Guarani
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

23/10 – Quinta-feira, 9h às 12h
Local: Pilar – Praça da Cidade Nova
Endereço: Rua D e F – Próximo ao Berra Boi
Vacinação contra raiva para cães e gatos;

28/10 – Terça-feira, 9h às 12h
Local: Periquito – Praça do Periquito
Endereço: Rua Raimundo Correa
Vacinação contra raiva para cães e gatos.

A Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses de Duque de Caxias segue atuando na prevenção e no controle de zoonoses e arboviroses, reforçando as ações de saúde pública em toda a cidade.

O atendimento ao público é realizado pelo WhatsApp do Disque Dengue: (21) 2342-1810, onde os moradores podem enviar informações, tirar dúvidas e denunciar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Quem preferir pode procurar a equipe presencialmente na sede da Superintendência, localizada na Av. Actura, nº 30, em Campos Elíseos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O contato também pode ser feito por e-mail:
disquedenguedc@gmail.com

 

39

 

Continue lendo

Saúde Pública

Hospital Adão Pereira Nunes bate novo recorde e realiza mais de 2 mil cirurgias em setembro

Unidade municipalizada alcança números históricos e reforça compromisso com atendimento humanizado.

Publicado

em

O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Duque de Caxias, registrou um novo recorde no mês de setembro de 2025, com 2.312 cirurgias realizadas, média de 77 procedimentos por dia. O número representa o maior volume mensal do ano e o segundo recorde consecutivo da unidade.

Localizado na Rodovia Washington Luiz, km 109, no bairro Jardim Primavera, o hospital é referência em atendimento a politraumatizados graves e recebe pacientes de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro.

De janeiro a setembro, foram 18.566 cirurgias e mais de 24 mil procedimentos anestésicos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o hospital totaliza desde 2022 mais de 635 mil atendimentos, 819 mil exames de imagem e quase 80 mil cirurgias realizadas.

HMAPN. Fotos: Divulgação: SECOM-DC

Após a municipalização da unidade, em 2022, o hospital passou por uma reforma geral com apoio do Governo do Estado, ampliando sua estrutura física e tecnológica. Atualmente, o HMAPN dispõe de 104 leitos de CTI (adulto e pediátrico) e 429 leitos de enfermaria.

Entre as melhorias implementadas estão o novo centro de imagens, maternidade reformada, centro cirúrgico ampliado e o Serviço de Pronto Atendimento. O hospital também implantou ressonância magnética com sedação pediátrica e iniciou o programa de cirurgia bariátrica.

De acordo com a direção do HMAPN, os avanços têm contribuído para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população de Duque de Caxias e municípios vizinhos.

 

 

39 passaram por aqui hoje.

Continue lendo

Saúde Pública

Duque de Caxias inicia Campanha Nacional de Multivacinação nesta segunda-feira (6)

Publicado

em

A Prefeitura de Duque de Caxias dá início, nesta segunda-feira (6), à Campanha Nacional de Multivacinação, que seguirá até o dia 31 de outubro. A ação, promovida em parceria com o Ministério da Saúde, tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. Ouça a reportagem:

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação, aplicando as doses que estiverem em atraso e reforçando a proteção contra diversas doenças. O Dia D de mobilização nacional será realizado no sábado, 18 de outubro, quando todas as unidades participantes estarão abertas para atender o maior número possível de famílias.

Durante o período da campanha, as salas de vacinação do município estarão aplicando todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite, Covid-19, HPV, febre amarela, sarampo, rotavírus, meningite e dengue, entre outras, somando mais de 17 vacinas disponíveis.

Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente no momento do atendimento, para que os profissionais de saúde possam verificar as doses aplicadas e atualizar o esquema vacinal corretamente.

A Campanha Nacional de Multivacinação acontece em todas as salas de vacinação do município de Duque de Caxias, seguindo o cronograma definido pelo Ministério da Saúde.

 

 

39 passaram por aqui hoje.

Continue lendo
Propaganda

Destaque