Conecte-se Conosco

Agenda Cultural

Teatro Raul Cortez passará pela sua primeira reforma e revitalização

Este, que é maior espaço público de artes cênicas da Baixada Fluminense, será reformado e revitalizado.

Publicado

em

Teatro Raul Cortez em novembro de 2022. Foto: Portal Duquecaxiense.

Considerado o terceiro maior palco de nosso estado, e após receber grandes espetáculos, o nosso Teatro Raul Cortez passa pela sua primeira e merecida reforma geral.

Projetado pelo grande arquiteto carioca, Oscar Niemeyer, ele foi inaugurado em setembro de 2006 com uma grande festa que contou com a participação da esplendorosa Orquestra Sinfônica da Petrobras. De lá pra cá, o Teatro Raul Cortez recebeu grandes produções e artistas dos mais diversos seguimentos, não só do nosso município, como também de várias outras localidades.

Localizado bem na área central de Duque de Caxias, na Praça do Pacificador, o Raul Cortez acabou sendo um referência da Cidade. Ele é parte integrante do Centro Cultural, que conta ainda com a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola. Esta localização é de fácil acesso, e está próximo à vários pontos de ônibus. Há também alguns locais para estacionamento e bom policiamento.

Segundo informações da Prefeitura de Duque de Caxias, a obra para reforma e revitalização do Teatro Raul Cortez está sendo realizada com recursos federais e do próprio município, e será concluída até o início do segundo semestre deste ano.

A administração do Centro Cultural Oscar Niemeyer fica por conta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. Com a conclusão das obras e retorno ao funcionamento normal do teatro, sua agenda de espetáculos e atrações poderá ser acompanhada pelo seu Instagram. Já a biblioteca está aberta para receber a população para visitação e empréstimos de livros de segunda a sexta-feira de 9h até às 17h. Portanto, em Duque de Caxias tem cultura, e da melhor qualidade!

Teatro Municipal Raul Cortez
(21) 2771-3062

Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola
(21) 3653-1999

 

Prestigie o comércio Local de nossa cidade.

29

Agenda Cultural

Duque de Caxias comemora 80 anos com programação de eventos e serviços gratuitos

Publicado

em

Nossa cidade completará 80 anos de fundação no próximo dia 31 de dezembro e a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias vai promover uma grande festa que será marcada por uma fantástica programação cultural e religiosa. Nesta programação estão previstas as participações de artistas consagrados, tais como, Simone Mendes, Maria Marçal Diogo Nogueira, Jorge Aragão e muitas outras atrações.

 

Agenda

18/12 – Segunda-feira
19h – Catedral de Santo Antônio.
Missa especial com celebrada pelo Padre Renato Gentile.
20/12 – Quarta-feira
16h30 – Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola.
Fórum contra o Feminicídio – Participação da dra. Fernanda Fernandes, delegada da DEAM de Duque de Caxias, e ouyras autoridades da área da segurança pública.

21/12 – Quinta-feira
11h – Fazenda Paraíso – Xerém.
Orquestra da Fundec – Apresentação para os internos em tratamento.
18H – Praça do Pacificador.
Apresentação do cantor Toni Garrido e na sequência, da Orquestra Sinfônica Petrobras.

28/12 – Quinta-feira
Hospital do Olho Júlio Cândido de Brito – Laureano.
Mutirão de cirurgias.
Lançamento do selo comemorativo em alusão ao aniversário de 80 anos do município.

Na última semana do mês, encerrando as celebrações pelo aniversário, um grande festival de música popular brasileira tomará conta da maior arena da Baixada Fluminense. A entrada será gratuita. No Ginásio Poliesportivo de Santa Cruz da Serra, ao lado do campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), às margens da Rodovia Washington Luiz, as apresentações irão de 28 a 31 de dezembro, contando, inclusive, com uma super queima de fogos na virada do ano. Vale ressaltar que, para a realização do festival, a Prefeitura não contará com recursos próprios. Todo o investimento é proveniente do Governo do Estado, através da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ).

No dia 28 (quinta-feira), primeiro dia do festival, a grande atração da noite será a cantora sertaneja Simone Mendes, com show de abertura de João Gabriel. No dia 29 (sexta-feira), o público poderá aproveitar as apresentações de Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Clareou e Quintal do Pagodinho. No sábado (30), as atrações serão voltadas para o público gospel, com o pastor Cláudio Duarte, Maria Marçal, William Nascimento, Rebanhão, Jorginho de Xerém, Léa Mendonça e Novo Som. E, encerrando a festividade, no domingo, dia 31/12, os shows de Caju pra Baixo, Tá na Mente e Swing & Simpatia.

Não perca. Comemore. Participe.

 

29

Continue lendo

Agenda Cultural

Festival Literário Energia para Ler fará sessão extra no Raul Cortez

Publicado

em

O Festival Literário Energia para Ler percorreu 10 municípios do interior fluminense em 2023. O movimento de educação e cultura, que reúne artistas do cenário nacional e regional, agitou 25 cidades do estado, desde 2021, e fará uma sessão extra amanhã, quarta-feira (6), às 19h, no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias. Desta vez, o evento será exclusivo para 400 profissionais da Educação de diversas cidades, com o espetáculo “Savana Pedagógica”, estrelado pelo ator e humorista Diogo Almeida.

“Diogo Almeida esteve conosco, na estrada, em diversas cidades. Este espetáculo retrata o cotidiano dos professores de forma bem-humorada. Assim como aconteceu por onde passamos, tenho certeza de que os profissionais da educação serão impactados. O Energia para Ler é transformador, incentiva o gosto pela leitura de quem participa e também busca valorizar os profissionais de educação que são fundamentais neste processo”, explica Flávio Valadares, um dos produtores da Motivos Produções.

Em 80 minutos de show, o comediante faz um retrato do cotidiano da vida dos professores e de quem convive com eles. Relata, de maneira inusitada e engraçada, as situações que envolvem os docentes e os demais profissionais ligados à educação. Tipos de professor, tipos de aluno, a sala dos professores como ambiente de interação, os pais dos alunos, relação entre os professores e a coordenação pedagógica, entre outros assuntos.

Este evento celebrará ainda a reabertura do Teatro Raul Cortez, na cidade de Duque de Caxias, que passou recentemente por uma ampla reforma e reabriu as suas portas ao público em outubro como um importante equipamento cultural para a região.

O Energia para Ler é um movimento artístico e educacional patrocinado pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e realizado pela Motivos Produções. Nos últimos três anos, o festival já visitou 25 municípios do estado do Rio de Janeiro, com uma programação que durou de três a cinco dias em cada cidade.

29

Continue lendo

Agenda Cultural

O 17º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias acontece no Raul Cortez com espetáculos gratuitos

Publicado

em

Teatro Raul Cortez. Foto: Portal Duquecaxiense.

Entre os dias 24 de novembro e 09 de dezembro, o Teatro Raul Cortez receberá o 17º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, onde o público vai poder assistir a dezenas de espetáculos voltados para todas as idades e gratuitos.

Este festival é produzido pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), que é um coletivo de teatro de nossa cidade, que completa 30 anos de existência este ano. O evento é uma realização do Governo Federal, através da lei de incentivo à cultura, apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e conta com o patrocínio da Meta.

 

Programação

Espetáculos

24/11 – Sexta-feira
15h – INFANTIL: “O Quebra Cocos”
Grupo Teatral Aslucianas – RJ;
19h – ADULTO: “Negra Palavra”
Complexo Negra Palavra – RJ.

25/11 – Sábado
15h – INFANTIL: “Moana, o Musical”
Miller Produções – RJ
19h – ADULTO: “A Cafona”
Casa Azul – RJ.

26/11 – Domingo
15h – INFANTIL: “O Patinho Feio”
Trupe Investigativa Arroto Cênico – RJ;
19h – ADULTO: “O Amante”
Centro de Investigação Artística – RJ.

27/11 – Segunda-feira
14h – INFANTIL: “Aniversário de Bu”
Inepta Cia – RJ;
19h – ADULTO: “Élen Debaixo do Guarda-Chuva”
Grupo Subjetivo de Teatro – RJ.

28/11 – Terça-Feira
14h – INFANTIL: “Querência Quer Ver o Mar”
Coletivo Duvelhomoço Criações – RJ;
19h – ADULTO: “Avesso”
CTI – Comunidade Teatral Independente – RJ;

29/11 – Quarta-feira
14h – INFANTIL: “O Brincado Romance de Flora e Valentim”
Cia de Arte Popular – RJ;
19h – ADULTO: “Zeros e Uns, Uma Ópera Periférica”
Cia Lonáticos – RJ.

30/11 – Quinta-feira
14h – INFANTIL: “Drummond Para Crianças”
Sintonia Dominó – RJ;
19h – ADULTO: “Cálculo Ilógico”
Primitivos – RJ.

01/12 – Sexta-feira
14h – INFANTIL: “O Foguete Submarino”
Marurso Produções – RJ;
19h – ADULTO: “As Margens de Um Rio Perpétuo”
Quatro Artes Produções – RJ.

02/12 – Sábado
15h – INFANTIL: “Quem é o Zezinho?”
Trupe de Lá – RJ
19h – ADULTO: “Lesados”
Gitiranga Produções – SP

03/12 – Domingo
11h – LIVRE: “Tribobó City”
Não Concorrente – Grupo de Formandos do Teatro Municipal Armando Mello;
15h – INFANTIL: “Chapeuzinho Vermelho, Outro Conto”
Porão – Produções Culturais – SP;
19h – ADULTO: “Liame do Tempo”
Grifo Teatro – SP.

04/12 – Segunda-Feira
14h – INFANTIL: “Lara e o Pássaro”
Alvorada Cultural – SP;
19h – ADULTO: “A Jornada de Um Herói”
Cia Atores da Fábrica – RJ

05/12 – Terça-feira
14h – “Buuh”
Cia de Teatro Encena – PR;
19h – ADULTO: “Leões, Vodka e Um Sapato 23”
Cia de 2 – SP.

07/12 – Quinta-feira
14h – ADULTO: “Kalunga”
Coletivo Emaranhado – ES;
19h – ADULTO: “O Nariz”
Musa Cia Teatral – RJ

08/12 – Sexta-feira
14h – INFANTIL: “Um Amor Astronômico”
Grupo Comédia Cearense – CE
19h – ADULTO: “As Três Marias”
Dupla Companhia – SP.

 

Oficinas

01/12 – Sexta-feira, 10 horas
O Ator e o Palco – João Duarte
Local: Teatro Municipal Armando Mello

02/12 – Sábado, 10 horas
O Passo – Lucas Ciavatta
Local: Teatro Municipal Raul Cortez

06/12 – Quarta-feira, 10 horas
Os processos formativos do ator e do performer na contemporaneidade – Rafael O’Santza
Local: Teatro Municipal Armando Mello

06/12 – Quarta-feira, 14 horas
Corpo em Movimento – Victória Saraiva
Local: Teatro Municipal Armando Mello

07 e 08/12 – Quinta e Sexta-feiras, 16 horas
Música e dança Ijexa com instrumentos recicláveis
Notreve Monteiro (Salvador – BA)
Local: Teatro Municipal Raul Cortez

 

Premiações

09/12 – Sábado – 18 horas
Prêmio CPT de Teatro
Local: Teatro Municipal Raul Cortez
– Show de Abertura: Grupo Mantiquira
– Homenagem: Cineclube Mate com Angu
– Encerramento: Premiação

 

Para mais informações, acessar a rede social @cpttudosobcontrole ou mandar e-mail para: 17festivalcptdc@gmail.com
O Teatro Municipal Raul Cortez está localizado no Complexo Cultura Oscar Niemeyer, localizado na Praça do Pacificador – Centro – DC – RJ.

 

Portanto, não perca!

 

29

 

Notícias de Duque de Caxias rj

Continue lendo
Propaganda

Destaque