Conecte-se Conosco

Educação

Prefeitura de Duque de Caxias cria programa de incentivo ao primeiro emprego

DCTV

Publicado

em

No momento em que a taxa de desemprego atinge 14,6% e afeta mais de 14 milhões de pessoas em todo o país, especialmente os mais jovens, a Prefeitura de Duque de Caxias criou o Programa Municipal de Aprendizagem, denominado ‘Primeira Chance’.

A iniciativa funciona como um instrumento de fomento ao primeiro emprego, erradicação da pobreza e valorização do trabalho dos jovens de 18 a 20 anos de idade residentes no município. Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não há limite máximo de idade.

O período de inscrições já está aberto. Estão sendo oferecidas 700 vagas, com contrato de 12 meses, que serão preenchidas mediante sorteio público que acontecerá pela internet, no dia 22/02. A carga horária de trabalho será de 30 horas semanais.

Há vagas para os cargos de auxiliar de manutenção predial, assessor de apoio à gestão, auxiliar de limpeza, ajudador, agente socioeducativo, recepcionista, auxiliar de transporte, agente de apoio à integração escolar e agente administrativo.

O participante do programa receberá uma bolsa-auxílio de R$ 650, auxílio-transporte e alimentação. Além disso, os inscritos passarão por formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico para qualificação social e profissional, nas várias áreas da administração pública.

Quem tiver interesse em participar deve seguir as instruções publicadas pela Prefeitura em um edital que já está disponível no endereço eletrônico https://fundec.rj.gov.br/inscricao_dc.php?e=01

Fonte: Assessoria de Imprensa PMDC


Continue lendo

Educação

Novos alunos começam a ocupar vagas disponíveis no Colégio da Polícia Militar de Duque de Caxias

DCTV

Publicado

em

De

Foto: Transmissão Duquecaxiensetv.com

Começou nesta terça-feira (02/02) o período de matrículas para novos alunos no III Colégio da Polícia Militar Percy Geraldo Bolsonaro, em Duque de Caxias. A lista nominal com os sorteados no dia 29 de dezembro do ano passado pode ser conferida nos sites da Prefeitura, da Fundec e da Polícia Militar. Os candidatos classificados dentro do limite das vagas estão sendo convocados obedecendo estritamente à ordem do sorteio.

Os alunos e seus responsáveis legais compareceram à unidade escolar, ontem e hoje, apresentando os seguintes documentos: certidão de nascimento, documento oficial de identidade do candidato, CPF e documento funcional oficial de identidade do responsável legal, histórico escolar, duas fotos 3×4 coloridas e recentes, carteira de vacinação, comprovante de residência e atestado médico, indicando se o estudante está apto ou não para exercer atividades físicas.

Muito animada com a classificação da filha para o III CPM/RJ, a auxiliar administrativa Cristina Andrade explicou: “a gente está vivendo a expectativa de que ela tenha um regime disciplinar elevado, que vai ser muito bom para ela. Até pela idade, para ela já ir se acostumando com esse ambiente. E ela já está começando a pensar na possibilidade de seguir mais tarde uma carreira militar. Isso é muito bom!”, contou.

De acordo com a direção da unidade escolar, a publicação do edital de um novo processo seletivo está prevista pra acontecer ainda em fevereiro. No documento, será divulgado o acréscimo de mais 120 vagas que serão distribuídas do 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental. O aumento das vagas foi necessário em função da grande procura no último sorteio, quando 1.876 estudantes disputaram 60 vagas.

Inauguração do Colégio Militar – Produção Duquecaxiensetv.com

 


 

36

Continue lendo

Educação

Fundec abre 19 mil vagas para cursos gratuitos a distância

DCTV

Publicado

em

De

A Fundec – Fundação de Apoio à Escola Técnica Ciência e Tecnologia de Duque de Caxias, através da Academia Fundec de Ensino a Distância, abriu nesta segunda-feira (16), a quarta etapa de matrículas do segundo semestre para cursos on-line. Os interessados terão até o dia 30 de novembro para se matricular nos cursos, que estão previstos para iniciar no dia 23 de novembro, com término no dia 31 de dezembro.

A Fundação está disponibilizando 19 mil vagas em cinco cursos: Alfabetização Digital, Empreendedorismo, Fundamentos em Segurança Cibernética, Introdução à Segurança Cibernética e Introdução à Internet de Todas as Coisas.

As matrículas devem ser efetuadas somente através do site da Fundec (www.fundec.rj.gov.br). Assim que todas as vagas forem preenchidas, o processo será encerrado, independente do número de candidatos.

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá informar o CPF, telefone, data de nascimento e e-mail para cadastro na plataforma de aprendizagem on-line.

Para mais informações, confira o edital no site da Fundec (www.fundec.rj.gov.br) ou entre em contato através do Whatsapp (21 97464-6089).


Apoio Cultural:
Black Friday de verdade é nas Óticas Brasil

36

Continue lendo

Educação

Em 2020, a rede estadual de ensino do RJ terá aprovação automática

Resolução da Secretaria de Educação estabelece ainda um ciclo único em vez de quatro bimestres e atenção à evasão

DCTV

Publicado

em

De

Foto: Cristina Boeckel/G1 Rio

Alunos da rede estadual de ensino do RJ serão aprovados automaticamente este ano, a despeito das notas que apresentarem no fim de 2020.

Uma resolução do secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial, determina que “os resultados obtidos pelos estudantes não ensejarão reprovação, excepcionalmente, para o ano letivo de 2020”.

Reprovar todos os alunos, aprová-los automaticamente ou discutir cada caso? Veja as alternativas das escolas no ano de pandemia
“Em um ano atípico como esse, não há possibilidade de reprovação. Em 2021, com o retorno total das aulas presenciais, será feito um diagnóstico com cada aluno, para que seja possível estabelecer um itinerário pedagógico e corrigir o déficit nas disciplinas principais”, afirmou Comte.

Na semana passada, Comte e o governador em exercício Cláudio Castro (PSC) anunciaram que turmas do 3º ano do ensino médio retornariam às salas de aula na segunda-feira que vem (19) — o modelo on-line será mantido para estudantes do grupo de risco ou que tenham parentes nessa condição.

O Diário Oficial desta quarta também reorganiza o atual ano letivo e pôs fim à divisão por bimestres. Segundo a resolução, 2020 terá um bloco único, o chamado “Ciclo de Aprendizagem”, que teve início em fevereiro e terminará no dia 22 de dezembro.
Foco nos faltantes
A resolução também estabelece que as unidades escolares deverão monitorar a participação dos alunos no ensino remoto e ou presencial, com atenção redobrada aos jovens que não frequentaram o início do ano letivo presencial, não tiveram acesso ao ensino remoto e não retornarem às atividades em sala.

“Trabalharemos com a política do ‘nenhum aluno a menos’, em um esforço, sem precedentes, contra a evasão escolar”, afirmou Comte.
“As unidades escolares mobilizarão todos os recursos disponíveis na comunidade, no que estamos chamando de ‘busca ativa’ daqueles alunos que não apresentaram vínculo com a escola na maior parte do ano”, emendou o secretário.

Se, mesmo após todas as tentativas, não for possível acessar o aluno, a secretaria oferecerá a possibilidade para que esse jovem permaneça, em 2021, na mesma série/fase/ano/módulo que esteve matriculado em 2020, sem prejuízo quanto à sua ligação com a escola.

Ensino híbrido
Ainda segundo a resolução, os alunos do Ensino Fundamental, das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, das I, II e III Fases da EJA e dos I, II e III Módulos da EJA poderão optar pelo ensino remoto proposto pelos professores e pelas unidades escolares durante a pandemia ou pelo ensino remoto que será ofertado via Termo de Cooperação Técnica com o Cederj, ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Já os alunos da 3ª série do Ensino Médio Regular ou do IV Módulo da Educação de Jovens e adultos poderão optar pelo ensino remoto (virtual ou impresso autoinstrucional) ou pelo ensino presencial.

Por Por Edimilson Ávila – Via G1

Continue lendo
Propaganda

Destaque