Nos dias 21, 22 e 23/12, o município de Duque de Caxias sediará a Semana da Saúde, na Praça do Pacificador (Centro), com uma variada programação de serviços gratuitos para toda a população. O evento é uma realização da Secretaria de Saúde do Estado, com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, e promoção da Super Rádio Tupi. Durante os três dias, das 7h às 17h, o cidadão terá acesso à palestras abordando temas como Nutrição, Planejamento Familiar, Programa Mulher Segura, Prevenção às IST/HIV, Saúde Mental e Tabagismo, entre outros.
Entre os serviços de saúde gratuitos oferecidos estarão:
– Consulta com Clínica Geral
– Avaliação Odontológica
– Avaliação Urológica
– Agendamentos de Mamografia e Preventivo
– Aferição de pressão arterial e glicemia
– Testagem rápida para Hepatite, Sífilis e Covid-19
– Coleta de exame PSA
– Confecção do cartão do SUS
– Práticas Integrativas e Complementares (PICS)
– Acolhimento com equipes dos programas de Planejamento Familiar, Saúde Mental e Mulher Segura
– Entrega de aparelhos auditivos para pacientes do Centro de Audiologia Eurico Miranda
– Avaliação oftalmológica para Diabéticos e Hipertensos com equipe do Hospital do Olho
Além das ações de saúde, o evento contará também com a Equipe de Beleza da FUNDEC, oferecendo serviços de cabeleireiro, barbeiro, manicure e design de sobrancelhas. Agentes do Combate a Dengue no município também estarão presentes, prestando informações de prevenção e combate ao mosquito.
Empresas parceiras estarão presentes oferecendo oficinas gratuitas com duração de duas horas e com no máximo 10 alunos por turma (respeitando as normas de prevenção a Covid-19). As inscrições para as oficinas de Técnicas de Artesanato (com temas natalinos), Pintura em Tecido, Pintura em Madeira e Modelagem em Biscuit, serão feitas por ordem de chegada, no próprio local.
Para o prefeito Washington Reis, a Semana da Saúde vem reafirmar o sucesso da parceria de trabalho entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Duque de Caxias.
“Desde o início do nosso mandato temos tratado a saúde como prioridade, construindo novas unidades, investindo em equipamentos, na atenção básica e aumentando a oferta de atendimentos nos quatro distritos. Tudo isso tem sido possível graças a parceria com o Estado, que não mede esforços no apoio ao município. A Semana da Saúde vai facilitar ainda mais o acesso da população, não só de Caxias, mas também de cidades vizinhas, a serviços importantes na área da saúde pública”, destaca Washington Reis.
Serviço:
Semana da Saúde de Duque de Caxias
Dias: 21, 22 e 23 de Dezembro
Horário: 7h às 17h
Local: Praça do Pacificador – Centro – DC
Realização: Secretaria de Saúde do Estado, SUS e Prefeitura de Duque de Caxias
Um motociclista teve a perna direita arrancada e o braço dilacerado ao chocar-se com um ônibus coletivo da Viação Santo Antônio na manhã desta segunda-feira (27). O grave acidente ocorreu na avenida Leonel de Moura Brizola, em baixo do Viaduto do Centenário, em Duque de Caxias.
O acidente foi gravado por uma câmera de vigilância instalado em um imóvel que fica próximo ao local do acidente. As imagens gravadas viralizaram rapidamente nas redes sociais e nelas vemos que aparentemente o motociclista avança o sinal que está fechado para ele e aberto para a avenida com um grande fluxo de veículos, e de repente, o choque com o coletivo. Consequentemente, o motociclista é jogado ao solo, sua moto fica presa embaixo do coletivo, é arrastada, e pega fogo. O motorista consegue parar o coletivo. Desesperados, seus passageiros desembarcam. Com auxílio de extintores de incêndio, o motorista consegue contar as chamas.
O motociclista foi socorrido por uma equipe do Samu e segundo informações, ele foi encaminhado para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes em Duque de Caxias.
Atualizações
O motociclista que teve a perna amputada em um acidente com um ônibus na manhã desta segunda-feira (27) no Centro de Duque de Caxias foi identificado como sendo Matheus Henrique da Silva Ribeiro, de 22 anos.
O coletivo da viação Santo Antônio envolvido no acidente fazia a linha 502 (Vila Ipê) e seguia em direção ao Centro de Duque de Caxias, quando foi atingido pela motocicleta.
A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias informou que o motoqueiro passou por cirurgias e teve a necessidade de amputação de seu braço direito. Este foi o braço dilacerado no acidente. O motociclista segue internado no CTI e seu estado é grave.
Falecimento
O motociclista identificado como sendo Mateus Henrique da Silva Ribeiro, de 22 anos, que havia se envolvido em grave um acidente com um ônibus coletivo da Viação Santo Antônio na manhã desta segunda-feira (27), e que no acidente teve sua perna direita arrancada, acabou não resistindo e faleceu nesta quarta-feira (29).
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias e a direção do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, informam que a morte do motociclista foi ocasionada por uma parada cardiorrespiratória.
O corpo de Mateus Henrique foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e ficará a disposição para remoção da Defesa Civil.
Um ônibus coletivo da Viação Santo Antônio acabou caindo em um valão na manhã desta quinta-feira (23) na Estrada Barão do Amapá, em Duque de Caxias.
Segundo informações, trata-se de um coletivo que faz a linha Amapá x Duque de Caxias e apesar da gravidade do acidente, não houve vítimas fatais. Porém, ao menos quatro passageiros ficaram feridos, dente elas, uma criança e uma gestante.
Após a queda do veículo no valão, os passageiros saíram pela janela de emergência e foram socorridos por populares que passavam pelo local. Segundo relatos, o motorista do ônibus teria perdido o controle do coletivo após atingir um buraco na pista, que mais parece um corte feito para algum tipo de manutenção.
A manutenção anual do Sistema Guandu que estava programada para a próxima quinta-feira (16) acabou sendo adiada para a próxima quinta-feira (23). A decisão partiu da própria Cedae em função da onda de calor que tem atingido a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Os serviços tem a estimativa de duração de 24 horas, tendo início às 4h de quinta-feira e vai até às 4h da sexta-feira, que é justamente o período em que o serviço de meteorologia aponta redução na temperatura.
Vários profissionais estarão mobilizados para a execução da manutenção, que é extremamente complexa, e todo esse aparato é para garantir o bom funcionamento do sistema na época de maior demanda.