Conecte-se Conosco

Agenda Cultural

Padroeiro da cidade e santo casamenteiro não terá comemorações este ano

Por luto e para evitar riscos, diz padre Renato Gentile.

Publicado

em

Souvenirs da festa de Santo Antônio. Foto: Duquecaxiensetv.com

Pelo terceiro ano consecutivo, o santo casamenteiro e padroeiro do município de Duque de Caxias não terá comemoração pelo seu dia, pois a Catedral de Santo Antônio e a Prefeitura de Duque de Caxias emitiram comunicado informado que em respeito às vidas perdidas na pandemia e zelando pela saúde da população, a catedral optou por não promover eventos pela cidade, como era de costume antes da pandemia, e a administração do município, por sua vez, acatou a decisão.

O Padre Renato Gentile falou a nossa equipe sobre a decisão:

 

Reforçando, a tradicional Festa de Santo Antônio de 2022 contará apenas com programação religiosa. As missas e trezenas estarão sendo transmitidas de maneira on-line diariamente pelo Facebook da Catedral, e para acompanha-las, clique aqui.

Programação

– Missas às 7h, 9h, 11h e 18h
– Procissão às 16h30

Segunda, dia 13 de junho (dia do padroeiro)
– Missas às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h

Quinta-feira, dia 16 de junho (Corpus Christi)
– Missas às 8h, 10h e 18h
– Adoração ao Santíssimo às 15h
– Procissão às 17h


 

APOIO CULTURAL

84

Agenda Cultural

Festival Literário Energia para Ler fará sessão extra no Raul Cortez

Publicado

em

O Festival Literário Energia para Ler percorreu 10 municípios do interior fluminense em 2023. O movimento de educação e cultura, que reúne artistas do cenário nacional e regional, agitou 25 cidades do estado, desde 2021, e fará uma sessão extra amanhã, quarta-feira (6), às 19h, no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias. Desta vez, o evento será exclusivo para 400 profissionais da Educação de diversas cidades, com o espetáculo “Savana Pedagógica”, estrelado pelo ator e humorista Diogo Almeida.

“Diogo Almeida esteve conosco, na estrada, em diversas cidades. Este espetáculo retrata o cotidiano dos professores de forma bem-humorada. Assim como aconteceu por onde passamos, tenho certeza de que os profissionais da educação serão impactados. O Energia para Ler é transformador, incentiva o gosto pela leitura de quem participa e também busca valorizar os profissionais de educação que são fundamentais neste processo”, explica Flávio Valadares, um dos produtores da Motivos Produções.

Em 80 minutos de show, o comediante faz um retrato do cotidiano da vida dos professores e de quem convive com eles. Relata, de maneira inusitada e engraçada, as situações que envolvem os docentes e os demais profissionais ligados à educação. Tipos de professor, tipos de aluno, a sala dos professores como ambiente de interação, os pais dos alunos, relação entre os professores e a coordenação pedagógica, entre outros assuntos.

Este evento celebrará ainda a reabertura do Teatro Raul Cortez, na cidade de Duque de Caxias, que passou recentemente por uma ampla reforma e reabriu as suas portas ao público em outubro como um importante equipamento cultural para a região.

O Energia para Ler é um movimento artístico e educacional patrocinado pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e realizado pela Motivos Produções. Nos últimos três anos, o festival já visitou 25 municípios do estado do Rio de Janeiro, com uma programação que durou de três a cinco dias em cada cidade.

84

Continue lendo

Agenda Cultural

O 17º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias acontece no Raul Cortez com espetáculos gratuitos

Publicado

em

Teatro Raul Cortez. Foto: Portal Duquecaxiense.

Entre os dias 24 de novembro e 09 de dezembro, o Teatro Raul Cortez receberá o 17º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, onde o público vai poder assistir a dezenas de espetáculos voltados para todas as idades e gratuitos.

Este festival é produzido pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), que é um coletivo de teatro de nossa cidade, que completa 30 anos de existência este ano. O evento é uma realização do Governo Federal, através da lei de incentivo à cultura, apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e conta com o patrocínio da Meta.

 

Programação

Espetáculos

24/11 – Sexta-feira
15h – INFANTIL: “O Quebra Cocos”
Grupo Teatral Aslucianas – RJ;
19h – ADULTO: “Negra Palavra”
Complexo Negra Palavra – RJ.

25/11 – Sábado
15h – INFANTIL: “Moana, o Musical”
Miller Produções – RJ
19h – ADULTO: “A Cafona”
Casa Azul – RJ.

26/11 – Domingo
15h – INFANTIL: “O Patinho Feio”
Trupe Investigativa Arroto Cênico – RJ;
19h – ADULTO: “O Amante”
Centro de Investigação Artística – RJ.

27/11 – Segunda-feira
14h – INFANTIL: “Aniversário de Bu”
Inepta Cia – RJ;
19h – ADULTO: “Élen Debaixo do Guarda-Chuva”
Grupo Subjetivo de Teatro – RJ.

28/11 – Terça-Feira
14h – INFANTIL: “Querência Quer Ver o Mar”
Coletivo Duvelhomoço Criações – RJ;
19h – ADULTO: “Avesso”
CTI – Comunidade Teatral Independente – RJ;

29/11 – Quarta-feira
14h – INFANTIL: “O Brincado Romance de Flora e Valentim”
Cia de Arte Popular – RJ;
19h – ADULTO: “Zeros e Uns, Uma Ópera Periférica”
Cia Lonáticos – RJ.

30/11 – Quinta-feira
14h – INFANTIL: “Drummond Para Crianças”
Sintonia Dominó – RJ;
19h – ADULTO: “Cálculo Ilógico”
Primitivos – RJ.

01/12 – Sexta-feira
14h – INFANTIL: “O Foguete Submarino”
Marurso Produções – RJ;
19h – ADULTO: “As Margens de Um Rio Perpétuo”
Quatro Artes Produções – RJ.

02/12 – Sábado
15h – INFANTIL: “Quem é o Zezinho?”
Trupe de Lá – RJ
19h – ADULTO: “Lesados”
Gitiranga Produções – SP

03/12 – Domingo
11h – LIVRE: “Tribobó City”
Não Concorrente – Grupo de Formandos do Teatro Municipal Armando Mello;
15h – INFANTIL: “Chapeuzinho Vermelho, Outro Conto”
Porão – Produções Culturais – SP;
19h – ADULTO: “Liame do Tempo”
Grifo Teatro – SP.

04/12 – Segunda-Feira
14h – INFANTIL: “Lara e o Pássaro”
Alvorada Cultural – SP;
19h – ADULTO: “A Jornada de Um Herói”
Cia Atores da Fábrica – RJ

05/12 – Terça-feira
14h – “Buuh”
Cia de Teatro Encena – PR;
19h – ADULTO: “Leões, Vodka e Um Sapato 23”
Cia de 2 – SP.

07/12 – Quinta-feira
14h – ADULTO: “Kalunga”
Coletivo Emaranhado – ES;
19h – ADULTO: “O Nariz”
Musa Cia Teatral – RJ

08/12 – Sexta-feira
14h – INFANTIL: “Um Amor Astronômico”
Grupo Comédia Cearense – CE
19h – ADULTO: “As Três Marias”
Dupla Companhia – SP.

 

Oficinas

01/12 – Sexta-feira, 10 horas
O Ator e o Palco – João Duarte
Local: Teatro Municipal Armando Mello

02/12 – Sábado, 10 horas
O Passo – Lucas Ciavatta
Local: Teatro Municipal Raul Cortez

06/12 – Quarta-feira, 10 horas
Os processos formativos do ator e do performer na contemporaneidade – Rafael O’Santza
Local: Teatro Municipal Armando Mello

06/12 – Quarta-feira, 14 horas
Corpo em Movimento – Victória Saraiva
Local: Teatro Municipal Armando Mello

07 e 08/12 – Quinta e Sexta-feiras, 16 horas
Música e dança Ijexa com instrumentos recicláveis
Notreve Monteiro (Salvador – BA)
Local: Teatro Municipal Raul Cortez

 

Premiações

09/12 – Sábado – 18 horas
Prêmio CPT de Teatro
Local: Teatro Municipal Raul Cortez
– Show de Abertura: Grupo Mantiquira
– Homenagem: Cineclube Mate com Angu
– Encerramento: Premiação

 

Para mais informações, acessar a rede social @cpttudosobcontrole ou mandar e-mail para: 17festivalcptdc@gmail.com
O Teatro Municipal Raul Cortez está localizado no Complexo Cultura Oscar Niemeyer, localizado na Praça do Pacificador – Centro – DC – RJ.

 

Portanto, não perca!

 

84

 

Notícias de Duque de Caxias rj

Continue lendo

Agenda Cultural

Imperdível: Biafra, Dalto e Nico Rezende no Raul Cortez com ingressos a preços populares

Os ingressos serão vendidos na terça-feira (21) e a preços populares.

Publicado

em

Notícias de Duque de Caxias duquecaxiensetv
Biafra, Dalto e Nico Rezende. Fotos: Divulgação.

Com o objetivo de promover atividades musicais em museus e teatros de todo o Estado do Rio, o projeto Giro Cultura levará ao palco do nosso Teatro Raul Cortez os cantores Dalto, Biafra e Nico Rezende para uma inesquecível noite de muita música.

As apresentações dos cantores acontecerão no dia 22 de novembro ás 19h30. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do próprio teatro no dia 21 de novembro das 13h às 17h e terão preços populares, sendo R$5,00 inteira e R$2,50 meia. Vale lembrar que o pagamento do bilhete de entrada será somente em dinheiro.

O Teatro Municipal Raul Cortez fica na Praça do Pacificador, bem no Centro de Duque de Caxias.
Telefone: 2771-3062

 

84

 

Notícias de Duque de Caxias RJ

Continue lendo
Propaganda

Destaque