Ultimamente, temos visto várias reportagens dando conta de casos em que crianças se engasgaram com alimentos, e segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBPA), por ano no Brasil, cerca de 700 crianças morrem vítimas de engasgamento. Por incrível que pareça, pesquisas apontam também que uma das principais causas de mortes de bebês recém-nascidos, ainda nos 12 primeiros meses de vida é a asfixia, causada pelo regurgitamento do leite materno, e em alguns casos específicos, por mamada das mamadeiras.
Sabemos que isso pode acontecer a qualquer momento ou lugar, e nem sempre é por causa necessariamente de um alimento, pois grande parte destes casos de crianças que se engasgam, foram causadas por brinquedos ou outros objetos.
Fato é, que qualquer pessoa pode ajudar uma criança, ou mesmo um adulto em um momento como este: o do engasgo. Nesta oportunidade, trataremos da eventualidade da vítima de engasgo ser uma criança, e a forma mais eficiente de socorro, é a manobra de Heimlich.
Para entendermos melhor e mesmo aprendermos como executar essa manobra, que comprovadamente pode ser o fator decisivo para um socorro eficaz, contamos com a ajuda do nosso amigo e parceiro, Carlos Eduardo, que é instrutor do Curso de Formação para Bombeiros e Socorristas AcquaFire.
Veja o vídeo:
Como o instrutor Carlos Eduardo mesmo disse, o sucesso na aplicação desta manobra pode salvar a vida de uma criança. Lembramos também que a sua aplicação necessita rapidez, porém, com muita calma por parte do executante, e é de suma importância que o Corpo de Bombeiros também seja acionado para o socorro. Após o acidente, é aconselhável levar a criança ao médico.
Dicas que podem ajudar a evitar estes tipos de acidentes
• Dê sempre brinquedos à sua criança que estejam de acordo com a idade. Siga sempre a recomendação do fabricante. Os brinquedos devem sempre ter a certificação do Inmetro.
• Faça inspeções regularmente nos brinquedos de sua criança em busca de irregularidades que possam pô-la em risco. Verifique se há neles peças ou partes pequenas que possam se soltar, evitando que ela possa leva-la à boca e engasgar-se.
• Evite dar alimentos mais duros e arredondados para a criança, como por exemplo, uvas, cenouras, nozes, etc..
• Quando for alimentar sua criança, tenha o cuidado de cortar os alimentos em pedaços pequenos, evitando assim que ela se engasgue.
• Não permita que crianças brinquem usando colares, roupas com cordões, bolsas ou coisas desta ordem.
• Tenha sempre referências sobre a creche ou escolinha em que você pretende deixar sua criança.
Agradecimentos especiais
AcquaFire – Curso de Formação para Bombeiro Civil e Socorrista
Avenida Manoel Teles, 31 – 4º Andar – Centro – Duque de Caxias
Telefone: (21) 98083-2814
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, o Rio de Janeiro entra em alerta em função das chuvas da madrugada deste sábado 29. O dia será chuvoso e a temperatura ficará entre 17 e 23 graus.
O domingo deverá se manter nas mesmas temperaturas do sábado, com céu nublado e chuvas entre fracas e fortes pela manhã. Mas há possibilidade de um solzinho à tarde.
Em Duque de Caxias, sábado com pancadas de chuvas que variam de fracas à fortes. Temperaturas que variam de 17º a 22º. Domingo Com possibilidades de chuvas. O sol deve aparecer bem fraco próximo ao fim da tarde.
No dia 11 de julho é comemorado o Dia Nacional do Socorrista, e a data foi instituída para lembrar a todos sobre o importante trabalho dos profissionais do Serviço de Emergência que prestam atendimento Pré-Hospitalar (APH). São motoristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.
Obviamente, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias não deixaria a data passar em branco, e por isso ela prestou homenagem aos profissionais do SAMU 192-DC. Para nós, estes profissionais são vistos como verdadeiros heróis do nosso dia a dia.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Duque de Caxias, de janeiro a abril deste ano, os socorristas do SAMU 192-DC já realizaram mais de 2.900 atendimentos, contabilizando uma média de 725 ocorrências por mês. Os dados levantados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF) mostram que houve predominância dos atendimentos clínicos (56%), seguidos de trauma (17%), atendimentos psiquiátricos (15%), transferência inter-hospitalar ( 6%), obstétricos (4%), pacientes críticos (1,2%) e pediátricos (0,6%).
A assessoria nos informa também que os serviços realizados pelos socorristas, através do telefone 192, atendem a população com o objetivo de chegar precocemente à vítima em situação de emergência que possa levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. Esses profissionais são responsáveis por realizar o primeiro atendimento e encaminhar os pacientes até uma unidade de saúde, no menor tempo possível, para continuidade do tratamento.
Vale lembrar que este serviço funciona 24 horas. Em caso de emergência, é necessário ligar para o número 192. Na ligação, o atendente fará algumas perguntas para que seja feito uma avaliação, direcionado assim o melhor recurso e deslocamento. A ligação é gratuita.
Prestigie o comércio local de nossa cidade.
Cursos Simone Loppez Escola de Beleza “A oportunidade de decidir a sua vida profissional e financeira”.
São vários cursos na área da beleza à sua escolha.