A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, deu início nesta quinta-feira (04), no distrito de Xerém, à vacinação contra a Covid-19 para o grupo específico de idosos com idade acima de 80 anos. O lançamento da vacinação, que aconteceu no sistema Drive Thru, contou com a presença do prefeito Washington Reis e do Secretário Municipal de Saúde, Dr José Carlos Oliveira.
A aplicação da primeira dose da vacina Coronavac começou às 7h30 mas, desde a madrugada desta quinta-feira, os veículos conduzindo os idosos começaram a chegar, formando uma grande fila ao longo do estacionamento da empresa Marcopolo, onde foi montado o local de atendimento. Todos os idosos que compareceram receberam a primeira dose da vacina, totalizando 1.030 aplicações realizadas somente neste primeiro dia da campanha.
Desde cedo, o que se via no Drive Thru de vacinação eram reações de alegria e de muita expectativa, pelo esperado momento de receber a vacina. O primeiro a ser vacinado foi o senhor José Zanco, de 83 anos.
Morador de Duque de Caxias, ele estava acompanhado da esposa Landir, de 76 anos e da filha Andreia, que era a mais emocionada do grupo.
“A nossa ansiedade era tanta por essa vacina que chegamos aqui às duas horas da madrugada, para não perder a oportunidade. E a hora abençoada chegou, graças a Deus! Ter meu paizinho imunizado não tem preço. A próxima vai ser a minha mãe. Tenho certeza. Essa vacina traz de volta a esperança para muitos idosos e suas famílias”, disse Andreia Zanco.
O prefeito Washington Reis destacou a importância desse momento não só para os idosos, mas para todas as famílias que têm se dedicado todos esses meses a resguardar seus pais, avós e bisavós. “Estamos, hoje, dando início a vacinação desse grupo prioritário de mais de 80 anos. Deus deu o conhecimento ao homem para poder, através da ciência, entregar essa vacina para a população. E é o que estamos fazendo hoje. Não vamos deixar vacina estocada no município enquanto grupos de risco precisam ser imunizados. Estamos saindo na frente também com a vacinação dos profissionais da educação, imunizando aqueles com mais de 60 anos, para que as nossas escolas possam voltar às aulas presenciais. Desde o início da pandemia, nossa responsabilidade sempre foi garantir atendimento de qualidade à nossa gente, para isso inauguramos o Hospital São José, exclusivo para pacientes de Covid-19, para que não faltasse tratamento para a população”, destacou Washington Reis.
Para a dona Maria Teresinha Moraes Farias, o aniversário deste ano pode ter sido bem diferente, mas com a certeza de que, no dia em que completou 89 anos, ganhou o melhor e mais esperado presente: a imunização contra o Covid-19. Um presente que não fez só a alegria da dona Maria, mas de toda a família.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a alegria em receber a primeira dose da vacina não pode dar lugar ao relaxamento com os cuidados de prevenção e proteção dos idosos vacinados. É importante lembrar que a imunização só será completa depois da aplicação da segunda dose, que deverá acontecer daqui a 28 dias. A data para receber a segunda dose será amplamente divulgada, através das redes sociais e do site oficial da Prefeitura de Duque de Caxias.
ONDE VACINAR OS IDOSOS NESTA SEXTA-FEIRA (5)
A vacinação para idosos continua nesta sexta-feira (05) em cinco pontos do município. A partir das 7h, o sistema Drive Thru para idosos com mais de 80 anos será realizado em dois locais de Duque de Caxias:
* Praça do Pacificador, no Centro
* Praça da Prefeitura, em Jardim Primavera
Não haverá ação de vacinação em Xerém nesta sexta-feira. Mas a SMSDC informa que os idosos podem se dirigir aos outros pontos de Drive Thru que estarão vacinando no município.
Além desses dois pontos de Vacinação Drive Thru, a Prefeitura vai montar, também nesta sexta-feira (5), tendas de vacinação para os idosos com 80 anos ou mais nas praças de Imbariê, Parque Equitativa e Gramacho, a partir das 7h.
A Prefeitura de Duque de Caxias esclarece a população que a continuidade e o alcance de grupos a serem imunizados no município dependem da chegada de novas remessas de vacinas no município.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMDC