Conecte-se Conosco

Educação

Em 2020, a rede estadual de ensino do RJ terá aprovação automática

Resolução da Secretaria de Educação estabelece ainda um ciclo único em vez de quatro bimestres e atenção à evasão

Publicado

em

Foto: Cristina Boeckel/G1 Rio

Alunos da rede estadual de ensino do RJ serão aprovados automaticamente este ano, a despeito das notas que apresentarem no fim de 2020.

Uma resolução do secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial, determina que “os resultados obtidos pelos estudantes não ensejarão reprovação, excepcionalmente, para o ano letivo de 2020”.

Reprovar todos os alunos, aprová-los automaticamente ou discutir cada caso? Veja as alternativas das escolas no ano de pandemia
“Em um ano atípico como esse, não há possibilidade de reprovação. Em 2021, com o retorno total das aulas presenciais, será feito um diagnóstico com cada aluno, para que seja possível estabelecer um itinerário pedagógico e corrigir o déficit nas disciplinas principais”, afirmou Comte.

Na semana passada, Comte e o governador em exercício Cláudio Castro (PSC) anunciaram que turmas do 3º ano do ensino médio retornariam às salas de aula na segunda-feira que vem (19) — o modelo on-line será mantido para estudantes do grupo de risco ou que tenham parentes nessa condição.

O Diário Oficial desta quarta também reorganiza o atual ano letivo e pôs fim à divisão por bimestres. Segundo a resolução, 2020 terá um bloco único, o chamado “Ciclo de Aprendizagem”, que teve início em fevereiro e terminará no dia 22 de dezembro.
Foco nos faltantes
A resolução também estabelece que as unidades escolares deverão monitorar a participação dos alunos no ensino remoto e ou presencial, com atenção redobrada aos jovens que não frequentaram o início do ano letivo presencial, não tiveram acesso ao ensino remoto e não retornarem às atividades em sala.

“Trabalharemos com a política do ‘nenhum aluno a menos’, em um esforço, sem precedentes, contra a evasão escolar”, afirmou Comte.
“As unidades escolares mobilizarão todos os recursos disponíveis na comunidade, no que estamos chamando de ‘busca ativa’ daqueles alunos que não apresentaram vínculo com a escola na maior parte do ano”, emendou o secretário.

Se, mesmo após todas as tentativas, não for possível acessar o aluno, a secretaria oferecerá a possibilidade para que esse jovem permaneça, em 2021, na mesma série/fase/ano/módulo que esteve matriculado em 2020, sem prejuízo quanto à sua ligação com a escola.

Ensino híbrido
Ainda segundo a resolução, os alunos do Ensino Fundamental, das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, das I, II e III Fases da EJA e dos I, II e III Módulos da EJA poderão optar pelo ensino remoto proposto pelos professores e pelas unidades escolares durante a pandemia ou pelo ensino remoto que será ofertado via Termo de Cooperação Técnica com o Cederj, ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Já os alunos da 3ª série do Ensino Médio Regular ou do IV Módulo da Educação de Jovens e adultos poderão optar pelo ensino remoto (virtual ou impresso autoinstrucional) ou pelo ensino presencial.

Por Por Edimilson Ávila – Via G1

Continue lendo

Economia

A partir desta quarta (20), estudantes já poderão consultar se estão no Pé de Meia do MEC

Publicado

em

A partir desta quarta-feira (20), os estudantes do ensino médio matriculados na rede pública já poderão consultar se foram contemplados no Pé-de-Meia, programa de incentivo a matrícula do Ministério da Educação, lançado em janeiro.
Ouça todas as informações no áudio:

Vale lembrar que o depósito de R$200,00 do incentivo acontecerá de acordo com o mês de nascimento do estudante:

Janeiro e Fevereiro
26 de março

Março e abril
27 de março

Maio e junho
28 de abril

Julho e agosto
1º de abril

Setembro e outubro
2 de abril

Novembro de dezembro
3 de abril

Para mais informações e também saber sobre como baixar o aplicativo, ► clique aqui ◄

 

22

Continue lendo

Educação

Empreendedores de Duque de Caxias têm espaço especial para atendimento

Publicado

em

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, disponibiliza para a população a Sala do Empreendedor, uma importante ferramenta para o fomento do desenvolvimento e empreendedorismo na cidade. O espaço reúne serviços para o esclarecimento de dúvidas e informações.

A Sala do Empreendedor fica localizada na sede da Secretaria Municipal da Fazenda, na Praça Roberto Silveira, nº 31, no bairro Jardim 25 de Agosto. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entre os serviços oferecidos, estão o atendimento online, oferecendo orientações no processos de abertura de empresas, instruções gerais sobre MEI, parcelamento de dívidas, pedidos de Alvará, declaração anual, regularização, e baixa, entre outros.

Segundo dados levantados pelo departamento, o ramo da alimentação é o que mais se destaca no empreendedorismo no município e o número de novos microempreendedores individuais vem crescendo nos últimos meses, de acordo com a quantidade de registros que passam pelo setor.

No momento, a Sala do Empreendedor passa por algumas reformas para adequação e ampliação do espaço, mas o funcionamento segue de maneira normal. Quem quiser mais informações sobre o equipamento pode fazer contato através do telefone (21) 2672-8883, ou por e-mail, nos seguintes endereços eletrônicos: saladoempreendedordcrj@gmail.com (para dúvidas em geral), atendimentomeidc@gmail.com (para questões relativas a MEI) ou alvaraonlinedc@gmail.com (para solicitação de alvará).

 

22

Notícias de Duque de Caxias – Rj

Continue lendo

Educação

Reinaugurado no Dia da Mulher, o Polo de Beleza Casa Dr. Tenório Cavalcanti

Publicado

em

Aconteceu nesta terça-feira (8), dia internacional da mulher, a reinauguração do Polo da Beleza da FUNDEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais) na Casa Dr. Tenório Cavalcanti. Na oportunidade, os alunos da unidade puderam acompanhar o evento, e ainda, deram uma grande demonstração das maravilhosas técnicas que aprenderam nas aulas que tiveram na instituição, e tudo monitorado por seus professores.

Segundo informações da instituição ao Portal Duquecaxiensetv, os laboratórios e as salas de aulas do centro de ensino passaram por grande revitalização, o que permitiu um aumento significativo no número de cursos oferecidos, e em consequência, aumento também no número de alunos atendidos no polo, pois, antes da reforma, eram cerca de 700. Já com a reforma, são mais de 1400, que estão divididos por 52 turmas, em 23 cursos.

Ligada à Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, a FUNDEC é uma instituição de ensino da Prefeitura de Duque de Caxias, e o recém-inaugurado O Polo de Beleza Casa Dr. Tenório Cavalcanti fica na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, bem no Centro da nossa Duque de Caxias.


22

Continue lendo
Propaganda

Destaque