Conecte-se Conosco

Educação

Em 2020, a rede estadual de ensino do RJ terá aprovação automática

Resolução da Secretaria de Educação estabelece ainda um ciclo único em vez de quatro bimestres e atenção à evasão

Publicado

em

Foto: Cristina Boeckel/G1 Rio

Alunos da rede estadual de ensino do RJ serão aprovados automaticamente este ano, a despeito das notas que apresentarem no fim de 2020.

Uma resolução do secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial, determina que “os resultados obtidos pelos estudantes não ensejarão reprovação, excepcionalmente, para o ano letivo de 2020”.

Reprovar todos os alunos, aprová-los automaticamente ou discutir cada caso? Veja as alternativas das escolas no ano de pandemia
“Em um ano atípico como esse, não há possibilidade de reprovação. Em 2021, com o retorno total das aulas presenciais, será feito um diagnóstico com cada aluno, para que seja possível estabelecer um itinerário pedagógico e corrigir o déficit nas disciplinas principais”, afirmou Comte.

Na semana passada, Comte e o governador em exercício Cláudio Castro (PSC) anunciaram que turmas do 3º ano do ensino médio retornariam às salas de aula na segunda-feira que vem (19) — o modelo on-line será mantido para estudantes do grupo de risco ou que tenham parentes nessa condição.

O Diário Oficial desta quarta também reorganiza o atual ano letivo e pôs fim à divisão por bimestres. Segundo a resolução, 2020 terá um bloco único, o chamado “Ciclo de Aprendizagem”, que teve início em fevereiro e terminará no dia 22 de dezembro.
Foco nos faltantes
A resolução também estabelece que as unidades escolares deverão monitorar a participação dos alunos no ensino remoto e ou presencial, com atenção redobrada aos jovens que não frequentaram o início do ano letivo presencial, não tiveram acesso ao ensino remoto e não retornarem às atividades em sala.

“Trabalharemos com a política do ‘nenhum aluno a menos’, em um esforço, sem precedentes, contra a evasão escolar”, afirmou Comte.
“As unidades escolares mobilizarão todos os recursos disponíveis na comunidade, no que estamos chamando de ‘busca ativa’ daqueles alunos que não apresentaram vínculo com a escola na maior parte do ano”, emendou o secretário.

Se, mesmo após todas as tentativas, não for possível acessar o aluno, a secretaria oferecerá a possibilidade para que esse jovem permaneça, em 2021, na mesma série/fase/ano/módulo que esteve matriculado em 2020, sem prejuízo quanto à sua ligação com a escola.

Ensino híbrido
Ainda segundo a resolução, os alunos do Ensino Fundamental, das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, das I, II e III Fases da EJA e dos I, II e III Módulos da EJA poderão optar pelo ensino remoto proposto pelos professores e pelas unidades escolares durante a pandemia ou pelo ensino remoto que será ofertado via Termo de Cooperação Técnica com o Cederj, ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Já os alunos da 3ª série do Ensino Médio Regular ou do IV Módulo da Educação de Jovens e adultos poderão optar pelo ensino remoto (virtual ou impresso autoinstrucional) ou pelo ensino presencial.

Por Por Edimilson Ávila – Via G1

Continue lendo

Educação

Reinaugurado no Dia da Mulher, o Polo de Beleza Casa Dr. Tenório Cavalcanti

Publicado

em

Aconteceu nesta terça-feira (8), dia internacional da mulher, a reinauguração do Polo da Beleza da FUNDEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais) na Casa Dr. Tenório Cavalcanti. Na oportunidade, os alunos da unidade puderam acompanhar o evento, e ainda, deram uma grande demonstração das maravilhosas técnicas que aprenderam nas aulas que tiveram na instituição, e tudo monitorado por seus professores.

Segundo informações da instituição ao Portal Duquecaxiensetv, os laboratórios e as salas de aulas do centro de ensino passaram por grande revitalização, o que permitiu um aumento significativo no número de cursos oferecidos, e em consequência, aumento também no número de alunos atendidos no polo, pois, antes da reforma, eram cerca de 700. Já com a reforma, são mais de 1400, que estão divididos por 52 turmas, em 23 cursos.

Ligada à Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, a FUNDEC é uma instituição de ensino da Prefeitura de Duque de Caxias, e o recém-inaugurado O Polo de Beleza Casa Dr. Tenório Cavalcanti fica na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, bem no Centro da nossa Duque de Caxias.


20

Continue lendo

Educação

Inscrições no Prouni ficam abertas até sexta-feira (25)

Publicado

em

Foto: Divulgação

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2022 já estão com as inscrições abertas e vão até a próxima sexta-feira (25) e segundo o Ministério da Educação, deverão ser feitas pela internet.

A seleção deste ano está com uma grande novidade, pois serão aceitas as melhores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e 2021.

Por regra, para o candidato participar do processo seletivo, deverá ter alcançado no mínimo 450 pontos de média das notas do Enem, e na redação, não poderá ter tirado zero.

Para mais informações, ouça o áudio abaixo:


20

Continue lendo

Educação

Lançado em 39 escolas de Duque de Caxias o Programa Educação e Família

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Duque de Caxias iniciou oficialmente nesta quarta-feira (08), o Programa Educação e Família em 39 escolas do município. Entre os objetivos deste Programa do Governo Federal  estão a promoção de ações de formação que envolvam a família, os profissionais da educação e os conselhos escolares; apoiar técnica e financeiramente as escolas participantes do Programa Dinheiro Direto na Escola, para a elaboração e implementação do plano de ação da escola; e  potencializar a participação da família na vida escolar dos estudantes.

As escolas deverão implementar ações de incentivo à participação familiar que deverão estar previstas em planos de ação. Estes devem ser elaborados pelas unidades escolares em parceria com o Conselho Escolar.

Para a secretária de Educação, profª Roseli Duarte,  neste momento que estamos resgatando a aprendizagem dos nossos alunos é importantíssima a integração da família e da escola. “Duque de Caxias foi no Rio de Janeiro o segundo em escolas contempladas, perdendo apenas pra Capital. Iremos aproveitar essa oportunidade desenvolvendo atividades integradoras, como por exemplo oficinas, palestras, rodas de conversa a fim de aumentar a presença familiar no contexto escolar,” explicou a gestora da pasta.

Profª Roseli  destacou ainda, que o Programa Educação e Família é uma conquista para a cidade de Duque de Caxias. “Temos o dever de promover uma educação de qualidade e acolhedora.

O programa veio fortalecer os vínculos e também garantir a participação do Conselho Escolar, que terá o protagonismo que lhe  é peculiar, na elaboração e na implementação do Plano de Ação da escola”, finalizou a secretária de Educação.

AS 39 ESCOLAS ELEGÍVEIS PARA O PROGRAMA EDUCAÇÃO E FAMÍLIA:
1. CIEP 330 – Maria da Glória Correa Lemos
2. CIEP 338 – Célia Rabelo
3. CIEP 097 – Carlos Chagas
4. CIEP 120 – Monteiro Lobato
5. CIEP 220 – Yolanda Borges
6. CIEP 318 – Paulo Mendes Campos
7. CIEP 328 – Marie Curie
8. CIEP 405 – Ministro Santiago Dantas
9. CIEP 407 – Neuza Goulart Brizola
10. CIEP 015 – Henfil
11. E.E.M. Maria de Araújo da Silva
12. E.M. Anton Dworsak
13. E.M. Cap. Fuz. Naval Eduardo Gomes de Oliveira
14. E.M Coronel Eliseu
15. E.M. Dr. Ricardo Augusto de Azeredo Vianna
16. E.M. Expedicionário Aquino de Araújo
17. E.M. General Mourão Filho
18. E.M. Helena Aguiar de Medeiros
19. E.M. Joaquim da Silva Peçanha
20. E.M. Maria Clara Machado
21. E.M. Mauro de Castro
22. E.M. Nísia Vilela Fernandes
23. E.M. Parque Capivari
24. E.M. Prof Carmem Correa de C. Reis Braz
25. E.M. Prof Olga Teixeira de Oliveira
26. E.M. Prof Zilla Junger da Silva
27. E.M. Prof João Faustino de França Sobrinho
28. E.M. Prof Oneres Nunes Oliveira
29. E.M. Romeu Menezes dos Santos
30. E.M. Walter Russo de Souza
31. E.M. Prof Nilcelina dos Santos Ferreira
32. E.M. Roberto Weguelin de Abreu
33. E.M. Rotary
34. E.M. Solano Trindade
35. E.M. Wilson de Oliveira Simões
36. E.M. Cidade dos Meninos
37. E.M. General Sampaio
38. E.M. Presidente Costa e Silva
39. E.M. Santa Luzia


 -    A P O I O   C U L T U R A L    -

Blessed Cursos Profissionalizantes

20

Continue lendo
Propaganda

Destaque