Conecte-se Conosco

Saúde e bem-estar

Duque de Caxias promove ações pelo Dia Mundial Contra o Tabagismo

Publicado

em

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 1987, o dia 31 de maio como sendo o Dia Mundial do Combate ao Tabaco, na intenção de alertar toda a população mundial conta a dependência física da nicotina pelo tabagismo, que tem sido a principal causa de mortes evitáveis no mundo.

O tabaco, segundo a OMS, é responsável por cerca de 8 milhões de mortes de pessoas por ano no mundo, sendo 7 milhões por uso direto de produtos e por volta de 1 milhão e 200 mil por apenas exposição ao fumo.

Nossa cidade não fica fora desta luta, e para tanto, a Prefeitura de Duque de Caxias promoverá atividades de conscientização sobre os terríveis males que o tabaco oferece. Esta ação acontecerá na tarde desta terça-feira (31), na Unidade Pré-Hospitalar de Saracuruna, onde acontecerão palestras, distribuição de material educativo e agendamento para tratamento do tabagismo para pessoas que desejam parar de fumar.

Portanto, não perca.


 

PRESTIGIE O COMÉRCIO LOCAL DE NOSSA CIDADE.

30

Saúde e bem-estar

Lei determina: mulher tem direito a acompanhante durante o trabalho de parto

Publicado

em

A norma vale há mais de 15 anos, mas voltou a ser assunto após o terrível episódio em que um médico anestesista estuprou uma mulher durante seu trabalho de parto.

Ouça a matéria:

 

Continue lendo

Saúde e bem-estar

Sobre o Ômicron: “Variante de preocupação, não de desespero”, diz ministro Queiroga

Publicado

em

“Variante de preocupação, mas não de desespero”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga nesta segunda-feira (29), sobre a nova variante identificada na África do Sul e denominada Ômicron.

Queiroga afirma que o país está se preparando pra mais esse enfrentamento, e afirma ainda que “temos autoridades sanitárias comprometidas com a assistência de qualidade para a nossa população”.

Ouça o áudio para mais detalhes.

Continue lendo

Pela cidade

Continua a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Duque de Caxias

Publicado

em

Agradecimentos: Márcia Catita - Assessoria de imprensa PMDC

Desde 1995, o Rio de Janeiro não registrava casos de raiva animal no Estado. Porém, em Duque de Caxias, um cãozinho vira-lata foi diagnosticado com a tal doença, e seu dono, ao encaminhar o pet à um profissional veterinário, informou que o bichinho teve contato com um morcego. Mesmo diante de cuidados profissionais, o cãozinho acabou não resistindo e morreu dias depois.

Devido aos sintomas, ainda que considerada erradicada a doença no estado, o veterinário suspeitou tratar-se de raiva animal, o que foi confirmado após análise feita no corpo do animal pelo Instituto Municipal Jorge Vaitsman, que é referência em raiva no estado do Rio de Janeiro.

Os primeiros sintomas que o animal infectado com a doença são:
• paralisia parcial dos músculos da Garganta
• latido estranho, diferente do costumeiro (grave e outro agudo)
• o animal deixa de beber água
• babeira constante
• gradualmente, o animal vai perdendo a coordenação motora
• alteração da visão

Atenção: Cenas fortes

Isso tudo causa irritabilidade e fúria ao animal, e esta doença pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos por meio do contato da secreção infectada, e os meios mais comuns de infecção são mesmo a mordida ou até mesmo uma lambida de um cachorro já infectado, arranhão de um gato idem, e no caso do cãozinho de Duque de Caxias, foi este contato com o tal morcego, que provavelmente tenha mordido o animalzinho, transmitindo assim a doença.

De ante disso, por meio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Duque de Caxias, temos a informação de nos dias 23, 24 e 25 de junho, a Prefeitura continuará com a campanha de vacinação antirrábica, e as ações estarão acontecendo em três pontos da cidade, sendo nos bairros São Bento, Parque Fluminense e no Barreiro em Xerém.

A programação será a seguinte:

► Quarta-Feira – 23/06
Praça do Galo (Parque Fluminense)
das 9h às 12h

►Quinta-feira – 24/06
E. M. Profª Elisabeth Lopes Cabral (São Bento)
Rua Gen Carlos Marciano de Medeiros, Qd 6, Lote 18 /Esquina com Est. do China
das 9h às 12h

► Sexta-feira – 25/06
Associação de Moradores do Barreiro (Xerém)
das 9h às 12h

A campanha de vacinação antirrábica teve início em nossa cidade em 17 de maio deste ano, e segundo informações, até agora temos 7.845 animais imunizados, sendo 6.303 cães e 1.542 gatos.

Então, encaminhe o seu animalzinho à um dos postos da campanha. Proteja seu animal de estimação. Assim, você protege também toda a sua família, bem como a população de nossa cidade.


30

Continue lendo

Destaque