Desde 1995, o Rio de Janeiro não registrava casos de raiva animal no Estado. Porém, em Duque de Caxias, um cãozinho vira-lata foi diagnosticado com a tal doença, e seu dono, ao encaminhar o pet à um profissional veterinário, informou que o bichinho teve contato com um morcego. Mesmo diante de cuidados profissionais, o cãozinho acabou não resistindo e morreu dias depois.
Devido aos sintomas, ainda que considerada erradicada a doença no estado, o veterinário suspeitou tratar-se de raiva animal, o que foi confirmado após análise feita no corpo do animal pelo Instituto Municipal Jorge Vaitsman, que é referência em raiva no estado do Rio de Janeiro.
Os primeiros sintomas que o animal infectado com a doença são:
• paralisia parcial dos músculos da Garganta
• latido estranho, diferente do costumeiro (grave e outro agudo)
• o animal deixa de beber água
• babeira constante
• gradualmente, o animal vai perdendo a coordenação motora
• alteração da visão
Atenção: Cenas fortes
Isso tudo causa irritabilidade e fúria ao animal, e esta doença pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos por meio do contato da secreção infectada, e os meios mais comuns de infecção são mesmo a mordida ou até mesmo uma lambida de um cachorro já infectado, arranhão de um gato idem, e no caso do cãozinho de Duque de Caxias, foi este contato com o tal morcego, que provavelmente tenha mordido o animalzinho, transmitindo assim a doença.
De ante disso, por meio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Duque de Caxias, temos a informação de nos dias 23, 24 e 25 de junho, a Prefeitura continuará com a campanha de vacinação antirrábica, e as ações estarão acontecendo em três pontos da cidade, sendo nos bairros São Bento, Parque Fluminense e no Barreiro em Xerém.
A programação será a seguinte:
► Quarta-Feira – 23/06 Praça do Galo (Parque Fluminense) das 9h às 12h
►Quinta-feira – 24/06 E. M. Profª Elisabeth Lopes Cabral (São Bento) Rua Gen Carlos Marciano de Medeiros, Qd 6, Lote 18 /Esquina com Est. do China das 9h às 12h
► Sexta-feira – 25/06 Associação de Moradores do Barreiro (Xerém) das 9h às 12h
A campanha de vacinação antirrábica teve início em nossa cidade em 17 de maio deste ano, e segundo informações, até agora temos 7.845 animais imunizados, sendo 6.303 cães e 1.542 gatos.
Então, encaminhe o seu animalzinho à um dos postos da campanha. Proteja seu animal de estimação. Assim, você protege também toda a sua família, bem como a população de nossa cidade.
As inscrições para o concurso da Guarda Municipal armada de Duque de Caxias foram abertas nesta sexta-feira (11/04) e vão até o dia 12 de maio de 2025 às 23h59. São 400 vagas imediatas, mais 100 vagas para cadastro reserva. A validade do concurso é de 1 ano contado a partir da publicação da homologação do resultado final no Boletim Oficial do Município de Duque de Caxias, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. As provas serão aplicadas pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), responsável pelo concurso.
Para se inscrever e ter mais informações o candidato deve acessar o endereço eletrônico www.idib.org.br , e baixar o edital. Para participar do concurso é necessário preencher a ficha de inscrição, gerar o boleto e pagar em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos correios a taxa de inscrição no valor de R$ 160,00, respeitados ainda os demais requisitos especificados no edital. O salário inicial da carreira é de R$ 1.456,25, acrescidos de gratificação no importe de 100% sobre a remuneração em decorrência de risco de vida.
A novidade deste concurso é que foi aprovado na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Netinho Reis o uso de arma que encontra respaldo na Constituição Federal, na Constituição do Estado do Rio de Janeiro, na Lei Orgânica do Município de Duque de Caxias, bem como na Lei Federal n° 13.022/2014, que estabelece o Estatuto Geral das Guardas Municipais, além de outras legislações pertinentes.
Prestigie o comércio local de nossa cidade.
SBPT – Sociedade Brasileira Psicanalítica Transcultural, há mais de 10 anos formando profissionais na área da saúde emocional.
Rua Maria Luiza Chaves, 95 – Sala 101 – Centro – Duque de Caxias
Informações e inscrições pelo WhatsApp: (21) 99231-6475
Matteo Levi, uma criança de apenas 5 anos acabou recebendo uma descarga elétrica ao encostar em um poste de uma praça da Comunidade Parque Brasil Novo, em Duque de Caxias. O fato ocorreu no último dia 30 de março.
Após o acidente, o garoto foi socorrido e levado para o hospital. Foi medicado e liberado. Porém, logo no dia seguinte, Matteo passou mal na escola e precisou ser novamente socorrido, dessa vez pelo Corpo de Bombeiros. O menino segue internado no Hospital Infantil do município e segundo a família, após o acidente, a criança passou a ter convulsões.
A mãe da criança contou com a ajuda de um profissional eletricista para comprovar que o poste estaria mesmo energizado e oferecendo perigo. Informações dão conta de que a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias vem realizando reparos superficiais na estrutura de iluminação da praça. Já a administração municipal informa que enviou uma equipe técnica para realizar os reparos necessários.
As mães das crianças daquela comunidade não têm se sentido seguras para deixar seus filhos brincarem na tal praça.
Após uma ação da fiscalização sanitária, uma fábrica de picolés em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi interditada nesta quinta-feira (6). A medida foi tomada após a viralização de um vídeo nas redes sociais no último final de semana. O vídeo, gravado por um consumidor que supostamente comprou o picolé na Praia do Recreio dos Bandeirantes, mostra uma barata dentro do produto.
Durante a fiscalização na fábrica, foram encontradas diversas irregularidades sanitárias e estruturais, como mofo nas paredes e no teto, ralos inadequados, ausência de telas de proteção contra pragas e rachaduras. O local também não possui licença sanitária nem certificado do Corpo de Bombeiros.
O caso provocou uma onda de reações e trouxe à tona preocupações sobre os padrões de higiene na produção e comercialização de alimentos nas praias cariocas. Até o momento, a a fábrica de picolés não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. No entanto, segundo a fiscalização, a reabertura da empresa dependerá da adequação do local e do cumprimento das exigências previstas em lei.