Conecte-se Conosco

Internacional

Após cirurgia, Papa Francisco passa muito bem

Publicado

em

Segundo Matteo Bruni, que é porta-voz do Vaticano, após cirurgia no intestino ocorrida no domingo (4), Papa Francisco segue em bom estado de saúde. A cirurgia aconteceu em um hospital de Roma, onde foi retirado parte do seu intestino. Este procedimento médico teve a duração de cerca de três horas, e a recuperação do pontífice tem a previsão de cerca de 7 dias.

Com seus 84 anos, o Santo Papa sofria da chamada estenose diverticular do cólon, que é um tipo de estreitamento da parte final do intestino grosso, o que provoca muitas dores no abdômen, e isso é comum acontecer em um a cada cinco idosos após os 60 anos.

Papa Francisco poderá ficar afastados das atividades papais por um mês, e por isso terá que seguir “religiosamente” as indicações médicas, visto que ele mesmo se considera um paciente indisciplinado.

Papa Francisco havia participado da tradicional missa na Praça de São Pedro no mesmo domingo, porém, nesta oportunidade não comunicou aos fiéis que seria submetido à uma cirurgia, apenas fez menção de viagem que fará à Hungria e Eslováquia, mas uma semana antes pediu aos fiéis que rezassem por ele de forma especial.

Saúde e vida longa ao Santo Papa.


20

Internacional

Putin inicia operações militares contra Ucrânia e deixa aviso pra quem interferir

Publicado

em

O presidente russo, Wladimir Putin, deu início às operações militares pela região leste da Ucrânia às 3 da madrugada desta quinta-feira (24) no país, ou seja, à meia-noite no horário de Brasília.

Putin, pouco antes da ação militar, fez pronunciamento inesperado aos russos pela tv, onde informou sobre sua decisão de iniciar “operação militar especial” no território ucraniano e afirmou ainda que o país que tentar interferir sofrerá retaliações, o que aparentemente, o recado foi direcionado aos países da Europa Ocidental e aos Estados Unidos.

Antes do início das operações russas, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, havia também feito pronunciamento à nação ucraniana informando sobre a decisão russa de iniciar ofensiva, e disse também que Putin não teria respondido a um convite para uma reunião, e informou que a lei marcial seria introduzida no país.

Agências internacionais informam que pelo menos duas fortes explosões foram ouvidas em regiões próximas ao centro da Ucrânia. Há relatos também sobre muitas outras explosões em vários pontos do país momentos após o pronunciamento de Putin.

Biden, presidente dos EUA, diz que sinal verde do Parlamento russo, é o início da invasão ao país. Ouça o áudio abaixo:


A p o i o  C u l t u r a l

20

Continue lendo

Internacional

Atentado de 11 de setembro completa 20 anos

Publicado

em

Continue lendo

Internacional

Para fugir do Talibã, afegãos desesperados invadem aeroporto em Cabul e se agarram a um avião decolando

Publicado

em

Foto: Defense One

O grupo extremista Talibã retoma o poder no Afeganistão após 20 anos, o que ocasionou a tentativa de fuga em massa da população do país, onde centenas de afegãos invadiram o aeroporto de Cabul, e segundo informações, mesmo sem permissão, cerca de 640 pessoas conseguiram adentrar uma aeronave de carga que se preparava para decolar.

As imagens desta invasão ocorrida nesta segunda-feira (16) acabou por rodar o mundo por meio da internet, e há informações de que pelo menos 7 pessoas perderam suas vidas. As tais cenas mostram ainda que, após a decolagem da aeronave e a um altitude considerável, aparentemente duas pessoas caiem dessa aeronave em queda livre. A cenas chocam.

Joe Biden, que é o presidente dos Estados Unidos afirmou com clareza e certeza que as tropas norte-americanas deixarão o Afeganistão até o fim do mês, e ele diz também que sua decisão seria por conta de que o exército Afegão reluta em guerrear contra o grupo militante Talibã, mesmo após investimento americano de US$ 1 trilhão, treinamento e equipamentos.

Ainda segundo Biden, restou-lhe apenas duas alternativas: Acatar o tratado assinado pelo ex-presidente Donald Trup, ou reiniciar uma guerra. Biden tem sido duramente criticado por sua decisão. Porém, Biden alerta novamente que se o Talibã interferir nas operações de retirada de diplomatas, cidadãos americanos e civis afegãos que cooperaram com os trabalhos americanos terá resposta devastadora.

Os americanos compararam as cenas em Cabul com o que aconteceu em 1975, quando as tropas do Vietnã do Norte invadiram a capital Saigon, onde os últimos soldados americanos ficaram cercados na embaixada, e foram retirados por helicópteros, e na ocasião, também muitos vietnamitas tentaram invadir em desespero as aeronaves americanas.

O Paquistão, a China e a Rússia tentavam negociar a paz entre o Talibã e o governo do Afeganistão já há algum tempo.


 

A P O I O   C U L T U R A L :

20

Continue lendo
Propaganda

Destaque