Conecte-se Conosco

Utilidade Pública

Alerj aprova Lei que exige brigada de bombeiros civis em ambientes com aglomerações

Além disto, a brigada deve ter pelo menos uma mulher na equipe e ainda, material de primeiros socorros.

Publicado

em

Após o recesso parlamentar e a retomadas das sessões legislativas no Rio de Janeiro, foi regulamentada nesta terça-feira (2) a indicação legislativa 583/2022 do deputado estadual Rodrigo Barcelar, que trata da obrigatoriedade de manutenção de brigada de bombeiros civis em locais considerados de maior possibilidade de aglomeração de pessoas, tais como, hipermercados, casas de show, universidades, hospitais, entre outros.

Ainda, segundo a Lei, cada brigada deverá ter pelo menos uma mulher, como nos explica o Vilson, que é um dos instrutores da AcquaFire, um dos maiores e melhores cursos que prepara socorristas e bombeiro civil em nosso estado:

Assim sendo, entra em vigor a Lei nº 9.112/2022, que segundo Barcelar, “A retomada de eventos com público reforça a necessidade de regulamentação da lei. Portanto, podemos perceber uma importante possibilidade de pessoas interessadas em ingressar neste necessário seguimento: o de Bombeiro Civil e Socorrista.

Vale lembrar que estarão sujeitos a multa de R$7.110,00, valor que é equivalente a cerca de 2 mil UFIR-RJ, os estabelecimentos que descumprirem a lei, e de acordo com a regulamentação, as receitas decorrentes das penalidades terão o valor revertido ao Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor – Feprocon.

“Nosso objetivo é garantir mais segurança em ambientes com grande circulação de pessoas. A presença de bombeiros civis pode ajudar na prevenção de incêndios e garantir um rápido socorro em acidentes, possibilitando salvar vidas”, explica o deputado.

A Secretaria de Direito do Consumidor poderá firmar convênios e outros instrumentos com entes e órgãos públicos e privados, permissionárias e concessionárias de serviço público, além de entidades representativas da profissão para ações de suportes técnico, operacional, consultivo, bem como acompanhamento das ações de fiscalização.

Conheça a AcquaFire e aproveite esta oportunidade.
Avenida Manoel Teles, 31
4º Andar – Centro – Duque de Caxias

Telefone: (21) 98083-2814

 

171

Utilidade Pública

IPTU 2025: Saiba como pagar com 7% de desconto

Publicado

em

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2025. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2025, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única (com desconto) ou parcelado (sem desconto):

– Desconto de 7% para os contribuintes que realizarem o pagamento até 19 de fevereiro;
– Pagamento em até 10 parcelas, com valores iguais e em meses consecutivos, com a primeira parcela de vencimento a ser paga em 20 de fevereiro, mas sem direito a descontos. As parcelas devem ter valor mínimo de R$ 99,00 (noventa e nove reais).

A Secretaria Municipal de Fazenda esclarece que, na hipótese do não recebimento do documento, o contribuinte poderá emitir a 2ª via do carnê acessando ► este  link ◄ ou solicitar nos seguintes postos de atendimento:

– Praça Roberto Silveira, 31 (bairro 25 de Agosto), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;
– Alameda Esmeralda, 206 (bairro Jardim Primavera), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;
– Poupa Tempo no Caxias Shopping (Rodovia Washington Luiz, 2895 – Caxias Shopping), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Telefones para mais informações: (21) 2672-8800 e (21) 2672-8856.

 

171

Continue lendo

Utilidade Pública

Águas do Rio comunica que algumas localidades de Duque de Caxias podem ficar temporariamente sem abastecimento

Publicado

em

Funcionários atuando. Foto: Águas do Rio.

A concessionária Águas do Rio informou nesta terça-feira (07) que o sistema de bombeamento da Baixada Fluminense, conhecido como “Booster Baixada”, apresentou problemas elétricos na última segunda-feira (6). Segundo a empresa, o problema já foi resolvido.

No entanto, devido à interrupção no funcionamento do sistema, alguns bairros de Duque de Caxias e Belford Roxo podem enfrentar falta de abastecimento temporariamente. As localidades afetadas são:

Em Duque de Caxias:
Olavo Bilac, Periquito, Centenário, Centro, Bar dos Cavaleiros, Jardim 25 de Agosto, Parque Duque, Parque Sarapuí, Gramacho, Doutor Laureano, Vila São José, Parque Fluminense, São Bento, Parque Fluminense.

Já em Belford Roxo:
Centro, Das Graças, Bom Pastor, Redentor, Glaucia, Santa Tereza, São José, Pauline, Barro Vermelho, Piam, Areia Branca, Santo Antônio da Prata, Andrade Araújo, Heliópolis, São Vicente, Santa Maria, Wona.

 

Prestigie o comércio local de nossa cidade.

 

171

Continue lendo

Utilidade Pública

Chuvas: Duque de Caxias entra em estágio de observação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias informa que, por conta da previsão de chuva moderada a forte nas próximas horas, o município se mantém em estágio de Observação nesta quarta-feira (13/11). Nas últimas horas, a região mais afetada pelas chuvas foi Xerém, no quarto distrito, onde choveu 29 mm em 24h. Em alguns bairros do primeiro distrito foram registrados alagamentos por causa do grande volume de chuva. Não há registro de desabrigados ou desalojados, apenas uma ameaça de desabamento em Xerém, que está sendo averiguada pela Defesa Civil.

A Defesa Civil pede aos moradores de áreas consideradas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro ou os pontos de apoio, localizados em igrejas, associações de moradores e escolas de cada distrito, e que liguem imediatamente para os telefones 199 e 08000230199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Para receber mensagens de alertas da Defesa Civil Municipal, os moradores devem cadastrar o CEP da sua região no SMS 40199.

 

171

Continue lendo
Propaganda

Destaque