
O dia 7 de setembro é uma data histórica, pois é o dia em que se comemora a Declaração da Independência do Brasil do Império Português ocorrida em 1822.
Porém, o dia 7 de setembro de 2021, também entrará para história, pois para muitos brasileiros será considerado como o prelúdio para um outro tipo de independência. Já para outros, não passará de um dia de tentativa de golpe por parte do atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, estes últimos, nominaram esse dia como “ato de manifestação pró-Bolsonaro.
Foi um dia de grande mobilização popular, em que um número incontável de cidadãos brasileiros saíram de suas casas e foram para as ruas clamarem por providências no que diz respeito ao voto eletrônico, baixas de combustíveis, e principalmente, por desgosto popular em relação ao Poder Judiciário Brasileiro, pedindo ainda intervenção militar.
Já próximo ao fim da noite do dia anterior, caminhoneiros já se mobilizavam fechando estradas e acessos importantes de algumas cidades.
Já no feriado em Brasília, a concentração teve início por volta das 11h, e enquanto as emissoras de tvs faziam transmissões ao vivo, não parava de chegar pessoas e a maioria usava no vestuário peças verde-amarelas e também carregavam bandeiras do Brasil e faixas.
Bolsonaro chegou no Rolls-Royce presidencial e este estava sendo dirigido por nada mais, nada menos que o ex-piloto e tricampeão da Fórmula 1, Nelson Piquet.
Após o tradicional cerimonial em comemoração ao dia 7 de setembro, o presidente Bolsonaro seguiu para São Paulo.
Por volta das 15h, do alto de um carro de som, Bolsonaro discursou para a grande multidão, e com um tom firme, exclamou:
“Não vamos mais admitir [que] pessoas como Alexandre de Moraes continuem a açoitar a nossa democracia e desrespeitar a nossa Constituição. Ele teve todas as oportunidades para agir com respeito a todos nós, mas não agiu dessa maneira como continua a não agir”.
O presidente também menção do voto auditável, imputou responsabilidades à governadores e prefeitos sobre providências, ou falta delas no que diz respeito ao número de mortes na pandemia, e sobre o voto eletrônico. O presidente também cumprimentou os manifestantes e afirmou:
“Neste momento, quero mais uma vez agradecer a todos vocês, agradecer a Deus pela minha vida e pela missão, e dizer àqueles que querem me tornar inelegível em Brasília: só Deus me tira de lá.”
A Manifestação foi considerada pacífica, mas claro, não deixou de acontecer ocorrências policiais, dentre elas, um drone ilegal acabou caindo na Avenida Paulista, ferindo uma pessoa. Policiais também detiveram dois homens que portavam armas brancas, sinalizadores, fogos de artifício e artefatos para confecção de coquetel molotov, além de elementos que roubavam celulares, e com eles 10 aparelhos foram recuperados.
Vale ressaltar que vários deputados, secretários, artistas, empresários e líderes religiosos acabaram sendo multados pelos agentes sanitários paulistas, bem como o próprio presidente Bolsonaro por não utilizarem mascaras durante as manifestações.

73